Medicina é a profissão que recebe os maiores salários no Brasil e está há anos entre os cursos mais concorridos nas faculdades
Por UASS PJC
O mercado de trabalho para quem se forma em Medicina é amplo e existem muitas oportunidades para profissionais de diversas especialidades.
A Medicina é a profissão que ocupa o topo do ranking de taxa de ocupação, com quase 100% dos médicos empregados, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e os grandes centros urbanos oferecem as melhores oportunidades de trabalho, com altos salários para muitas especialidades. No entanto, estas são as áreas que possuem também a maior concentração de médicos e, consequentemente, maior concorrência.
As cidades do interior possuem uma grande carência de médicos e demais profissionais da área da Saúde e podem representar uma ótima oportunidade de trabalho, principalmente para médicos iniciantes. Há concursos públicos com salários atraentes em cidades mais afastadas dos grandes centros ou com grande carência de médicos.
A carreira de Medicina
Durante a graduação, o estudante de medicina irá conhecer uma série de áreas específicas em que poderá atuar no futuro. De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Brasileiro, a Pediatria é a mais procurada, com 11,23% do total de especialistas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/2/J/MXZHQGQK638339Bg5mKQ/1.jpeg)
Como está o mercado de trabalho para quem faz Medicina? — Foto: Adobe Stock
Outras especialidades que se destacam são Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, Medicina do Trabalho e Cardiologia.
Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Radiologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica e Medicina Intensiva concentram 74% do total de médicos titulados.
Onde o médico pode atuar?
Ao se graduar, os profissionais formados em Medicina tem o título de generalista. Isso significa que ele pode atuar como clínico geral.
Existem, atualmente, mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Brasileiro (CFM). Dentre elas: Cardiologia, Pediatria, Geriatria, Neurologia, Dermatologia, Oncologia, Ortopedia, Cirurgia Plástica, Psiquiatria e outras.
Os médicos podem abrir seu próprio consultório ou atuar em instituições de saúde públicas e privadas, também podem trabalhar em clínicas, hospitais, na área de pesquisa, via telemedicina, no campo jurídico e forense e pode, inclusive, lecionar para novas gerações de médicos.
Qual faculdade escolher?
Estudantes que desejam cursar medicina tem como opção se aventurar na América do Sul para concluir a graduação superior. Entre as universidades que tem se destacado estão as localizadas no Paraguai, um país que tem como vantagem a proximidade com o Brasil, principalmente na região de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira seca com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul (Brasil).
Recentemente, o estudo de medicina no Paraguai tem passado por uma avaliação criteriosa, que permite um controle de qualidade do ensino superior. Prova disso, é validação do Cones (Conselho Nacional de Ensino Superior), órgão vinculado ao Ministério da Educação e Ciência do Paraguai, muito semelhante ao MEC Brasileiro.
Na cidade de Pedro Juan nem todas as universidades receberam uma avaliação positiva do Cones. Uma das poucas que foram reconhecidas pelo órgão é a Universidade Autônoma de San Sebastian (UASS-PJC).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/8/m/yPBZI9QHmHwaOFEIfqhQ/2.png)
Medicina UASS-PJC — Foto: Divulgação
“Uma dúvida frequente dos nossos alunos é se é possível ser médico no Brasil, tendo se formado no Paraguai, e a resposta é sim! Porém é necessário passar por alguns critérios de revalidação dos órgãos brasileiros, o famoso Revalida. Mas uma opção cada vez mais explorada é atuar como médico no Paraguai”, comenta Doralice Nunes Alcântara, Diretora Administrativa da UASS-PJC.
Algumas instituições de ensino têm histórico de aprovações no Revalida, como é o caso da Universidade Autônoma de San Sebastian (UASS/PJC), localizada em Pedro Juan Caballero.
Medicina no Paraguai
O estudante que parte rumo ao Paraguai deve levar alguns pontos em consideração para construir a sua carreira médica no Brasil ou no Paraguai. Com toda a documentação em dia, o profissional recém-formado em medicina no Paraguai recebe a base salarial inicial equivalente a R$ 5 mil. Mas esse valor começa a mudar e aumentar a partir das especializações profissionais do médico, o que pode levar o profissional a patamares salariais consideravelmente elevados. Médicos gerais com bom nível de experiência podem chegar aos índices de U$ 90 mil dólares anuais, enquanto especialistas de alto grau de experiência chegam índices de remuneração de U$ 143 mil dólares anuais, o que equivale a quatro vezes mais dos ganhos de grande parte da população.

A UASS-PJC é uma das principais faculdades de medicina no Paraguai e reafirma o seu compromisso com seus alunos com o CEREM (Centro de Simulação Realística Para o Ensino Médico).
O investimento em infraestrutura e tecnologia da UASS-PJC é cada vez maior, recentemente a instituição adquiriu simuladores, novos manequins e mesa de realidade virtual 3D, tudo isso para que seja possível perceber de forma relacional todos os órgãos, músculos e ossos.
A Atención al Alumno da UASS-PJC está pronta para tirar todas as suas dúvidas.
Faça sua inscrição pelo WhatsApp no número 67 99902-8640 ou acesse o site uasspjc.com.
Keywords: Ensino Médico; medicina no Paraguai; medicina no exterior; diploma; medicina em Pedro Juan Caballero; UASS-PJC.