Confira cursos acessíveis e de curta duração no mês de janeiro

EEE6774C-68D8-44A8-BBD1-4FBC82F4F673
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Confira cursos acessíveis e de curta duração no mês de janeiro

Kassia Nobre*
Diferentes cursos de baixo custo e de curta duração são oferecidos neste mês de janeiro, em São Paulo. O Portal IMPRENSA selecionou cursos interessantes para jornalistas que são da área de fotografia e escrita.
Confira:
Curso: Fotografia para câmeras compactas e smartphones
Este curso é indicado para pessoas que fotografam no seu cotidiano e utilizam equipamentos como câmeras compactas e smartphones. Serão abordados conceitos sobre fotografia digital, equipamentos, acessórios, lentes, programas de edição e aplicativos, além de dicas de composição, iluminação natural e como explorar ao máximo seu equipamento.
Com conteúdo teórico e prático, o curso permitirá ao aluno incrementar as formas de fotografar viagens, fazer retratos, eventos, e pode, ainda, auxiliar em situações profissionais.
Pré-requisito
Trazer o equipamento que será utilizado: câmera ou celular.
Sobre o professor
Marcelo Andrade é publicitário especializado em fotografia. Fotografou para diversas editoras, agências de publicidade. Foi professor na Escola de Fotografia Riguardare, no SENAC e em cursos e workshops oferecidos no Estúdio H2O, onde é o fotógrafo chefe e proprietário.
As inscrições já estão abertas aqui.
Número de vagas: 20
Valor: 150,00
Segundas e quartas, das 15h às 18h – 06 encontros, sendo 1 saída fotográfica.
Local: MIS Jardim Europa – Sala multiuso

Crédito:Divulgação MIS
Curso: O básico da fotografia
Entre os dias 14 e 30 de janeiro, o Museu da Imagem e Som (MIS) de São Paulo realiza o curso de introdução O básico da fotografia, ministrado pela fotógrafa Melissa Szymanski.
O curso instrumentaliza o aluno a utilizar a câmera fotográfica de maneira criativa e consciente, explicando os prós e contras e as causas e efeitos de suas ações no momento de tirar uma foto. Serão apresentados aos alunos diferentes tipos de aparelhos fotográficos, bem como suas funções básicas e aquelas mais utilizadas dependendo da temática a ser desenvolvida.
Os alunos poderão treinar olhar, ângulos, perspectivas, enquadramentos e composição da imagem. Será realizado um exercício de fotografar externas (Parque Ibirapuera e/ou Avenida Paulista). Nessa aula, os alunos irão praticar a fotometria interna da câmera e seus pilares, registrando paisagem, arquitetura, urbanismo e comportamento.
As inscrições já estão abertas aqui.
Número de vagas: 20
Valor: 150,00
Terças e quintas, das 19h às 22h – 06 encontros, sendo 1 saída fotográfica.
Local: MIS Jardim Europa – Sala multiuso.
Curso: Biografias: da pesquisa à escrita
“A partir da experiência com “Jorge Amado: uma biografia”, projeto desenvolvido no decorrer de sete anos e publicado em 2018 pela Todavia, pretendo apresentar o percurso que vai do esboço do projeto à revisão final. Os participantes poderão apresentar seus próprios projetos, que serão discutidos em sala a fim de identificar encaminhamentos e desafios.”
Joselia Aguiar, autora de Jorge Amado: uma biografia. Jornalista e historiadora, foi curadora da Flip e hoje dirige a Biblioteca Mario de Andrade.
Três encontros: 13, 20 e 27 de janeiro
Terças, das 19:00 às 22:00 horas
Carga horária: 9 horas
Investimento: 270 reais
Na Taperona (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 30)
Com: Josélia Aguiar
Mais informações: cursos@taperatapera.com.br
Ingressos aqui.
Curso: Arte longa, escrita breve
Neste curso, o frequentador poderá testar sua escrita de textos breves ao mesmo tempo em que acessa o melhor da literatura contemporânea. As definições de crônica, de conto, de ensaio; os embates entre autoficção e metaficção; as encruzilhadas entre jornalismo, literatura e academia – alguns pontos turísticos onde o percurso desta oficina literária vai aportar.
Esta oficina de escrita criativa foca-se na produção, avaliação e leitura crítica de contos. Intensiva, dura 4 aulas de 2h30, em que são lidas e discutidas três propostas de textos breves. Tendo em perspectiva a ficção breve, os textos são estudados em seu flerte com a crônica, a poesia e o microconto. Alguns autores abordados: Italo Calvino, Lydia Davis, Rubem Braga, Ricardo Piglia, Paulo Leminski, Ana Cristina Cesar, Julio Cortázar, Dalton Trevisan.
As aulas (exceto a primeira, expositiva) são divididas em duas seções: na primeira metade, leituras dos textos escritos sobre as propostas sugeridas na aula anterior; na segunda metade, leituras críticas. Portanto, a entrega de textos é essencial.”
Perfil do público: escritores, jornalistas, artistas, redatores, livreiros, roteiristas, estudantes de literatura, pessoas interessadas em tornar mais criativa a sua escrita.
“O paulistano Ronaldo Bressane, 49 anos, estudou Comunicação na FAAP, Letras na USP e é mestrando em Estudos Literários na Unifesp. Passou por redações como Trip, seLecT, Estadão e revistas da editora Abril e é crítico literário do caderno Aliás. Autor dos romances Escalpo (romance, Reformatório) e Mnemomáquina (Demônio Negro), dos romances gráficos Sandiliche (Cosac Naify) e V.I.S.H.N.U. (Companhia das Letras) e do volume de poemas Metafísica Prática (Oito e Meio), organizou a antologia de contos Essa História Está Diferente (Cia das Letras). Desde 2007 ensina escrita criativa em lugares como Instituto Vera Cruz, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Casa das Rosas, Sesi, Casa do Saber, Universidade do Livro, Centro Cultural B_arco, Espaço Cult, Istituto Europeo di Design, Escrevedeira, Tapera Taperá e variadas unidades do Sesc de todo o país; há 5 anos mantém o laboratório de ficções breves Submarino.”
Quatro encontros: 9, 16, 23 e 30 de janeiro
Quintas, das 19:00 às 21:30 horas
Carga horária: 10 horas
Investimento: 280 reais
Na Taperona (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 30)
Com: Ronaldo Bressane
Mais informações: cursos@taperatapera.com.br
Ingressos aqui.