Confira cursos gratuitos para jornalistas que estão com inscrições abertas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Redação Portal IMPRENSA

Jornalismo investigativo, cobertura de conflitos socioambientais, segurança de mulheres jornalistas na cobertura de notícias e uso de inteligência artificial. Esses são os temas dos cursos gratuitos disponíveis para jornalistas que o Portal IMPRENSA selecionou para te ajudar a se aprimorar na profissão.

Confira abaixo todas as informações para se inscrever e participar:

Crédito: Pexels

Especialização em jornalismo científico da Unicamp

A 12ª edição do curso de especialização em jornalismo científico da Unicamp está com inscrições abertas até 14 de maio, e início previsto para agosto.

Estão disponíveis 40 vagas destinadas a profissionais com formação científica ou em comunicação. Tanto as inscrições quanto o curso são gratuitos.

O curso tem duração de três semestres e se destina à formação de jornalistas científicos, divulgadores de ciência e assessores de comunicação de universidades e centros de pesquisa. O objetivo é tornar público o debate sobre ciência e tecnologia e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas.

Datas

Inscrições: até 14/05/2021

Avaliação: 15/05/2021 a 24/06/2021

Divulgação de aprovados na Primeira Fase: 25/06/2021

30/06/2021- prova de redação e proficiência em inglês

07/07/2021 – entrevista

Divulgação de aprovados para o curso: 15/07/2021

Acesse o edital aqui.

Como reportar com segurança: estratégias para mulheres jornalistas e seus aliados

O curso “Como reportar com segurança: estratégias para jornalistas mulheres e seus aliados”, organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com a International Women’s Media Foundation e a Unesco e apoio financeiro da Fundação Sueca pelo Código Postal, já iniciou, mas aceita novos participantes.

O curso online e gratuito dura quatro semanas, e vai de 3 a 30 de maio. Os alunos e alunas aprenderão a mitigar e gerenciar os riscos associados para todas as mulheres (cis, trans e femmes) e aliadas.

Clique para se inscrever.

CdR / Lab Jornalismo em código verde – segunda edição

O Conselho Editorial da Colômbia (CdR), com o apoio da DW Akademie, está com inscrições abertas para a segunda edição do curso online “CdR / Lab Journalismo em código verde”, sobre cobertura jornalística de conflitos socioambientais e a Amazônia.

Os interessados podem se inscrever até 23 de maio, e o curso vai de 7 de junho a 4 de julho. O acesso será por meio da plataforma Moodle, disponível no site oficial do CdR / Lab.

Nessa formação, jornalistas e comunicadores receberão treinamento sobre como abordar questões ambientais como o valor da biodiversidade, a diversidade e complexidade da Amazônia, os conflitos socioambientais, as mudanças climáticas e o jornalismo de soluções.

Ao final do treinamento, cinco propostas jornalísticas serão escolhidas para serem produzidas, financiadas e publicadas pelo Conselho Editorial.

Acesse e inscreva-se.

Curso online gratuito sobre Elementos de IA

O curso de 6 semanas promovido pela Elements of AI e criado pela Universidade de Helsínquia pode ser acessado em várias línguas, gratuitamente e online.

O objetivo da formação é incentivar o maior número possível de pessoas a descobrir o que é a Inteligência Artificial, o que ela permite (e o que não permite) fazer e como começar a criar métodos de IA. Os cursos combinam teoria e exercícios práticos e podem ser concluídos no ritmo do aluno.

A organização sugere a dedicação de 5 horas semanais ao curso, durante 6 semanas.

Clique para saber mais.