Confira cursos gratuitos para jornalistas que estão com inscrições abertas

Redação Portal IMPRENSA

Jornalismo investigativo, cobertura de conflitos socioambientais, segurança de mulheres jornalistas na cobertura de notícias e uso de inteligência artificial. Esses são os temas dos cursos gratuitos disponíveis para jornalistas que o Portal IMPRENSA selecionou para te ajudar a se aprimorar na profissão.

Confira abaixo todas as informações para se inscrever e participar:

Crédito: Pexels

Especialização em jornalismo científico da Unicamp

A 12ª edição do curso de especialização em jornalismo científico da Unicamp está com inscrições abertas até 14 de maio, e início previsto para agosto.

Estão disponíveis 40 vagas destinadas a profissionais com formação científica ou em comunicação. Tanto as inscrições quanto o curso são gratuitos.

O curso tem duração de três semestres e se destina à formação de jornalistas científicos, divulgadores de ciência e assessores de comunicação de universidades e centros de pesquisa. O objetivo é tornar público o debate sobre ciência e tecnologia e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas.

Datas

Inscrições: até 14/05/2021

Avaliação: 15/05/2021 a 24/06/2021

Divulgação de aprovados na Primeira Fase: 25/06/2021

30/06/2021- prova de redação e proficiência em inglês

07/07/2021 – entrevista

Divulgação de aprovados para o curso: 15/07/2021

Acesse o edital aqui.

Como reportar com segurança: estratégias para mulheres jornalistas e seus aliados

O curso “Como reportar com segurança: estratégias para jornalistas mulheres e seus aliados”, organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com a International Women’s Media Foundation e a Unesco e apoio financeiro da Fundação Sueca pelo Código Postal, já iniciou, mas aceita novos participantes.

O curso online e gratuito dura quatro semanas, e vai de 3 a 30 de maio. Os alunos e alunas aprenderão a mitigar e gerenciar os riscos associados para todas as mulheres (cis, trans e femmes) e aliadas.

Clique para se inscrever.

CdR / Lab Jornalismo em código verde – segunda edição

O Conselho Editorial da Colômbia (CdR), com o apoio da DW Akademie, está com inscrições abertas para a segunda edição do curso online “CdR / Lab Journalismo em código verde”, sobre cobertura jornalística de conflitos socioambientais e a Amazônia.

Os interessados podem se inscrever até 23 de maio, e o curso vai de 7 de junho a 4 de julho. O acesso será por meio da plataforma Moodle, disponível no site oficial do CdR / Lab.

Nessa formação, jornalistas e comunicadores receberão treinamento sobre como abordar questões ambientais como o valor da biodiversidade, a diversidade e complexidade da Amazônia, os conflitos socioambientais, as mudanças climáticas e o jornalismo de soluções.

Ao final do treinamento, cinco propostas jornalísticas serão escolhidas para serem produzidas, financiadas e publicadas pelo Conselho Editorial.

Acesse e inscreva-se.

Curso online gratuito sobre Elementos de IA

O curso de 6 semanas promovido pela Elements of AI e criado pela Universidade de Helsínquia pode ser acessado em várias línguas, gratuitamente e online.

O objetivo da formação é incentivar o maior número possível de pessoas a descobrir o que é a Inteligência Artificial, o que ela permite (e o que não permite) fazer e como começar a criar métodos de IA. Os cursos combinam teoria e exercícios práticos e podem ser concluídos no ritmo do aluno.

A organização sugere a dedicação de 5 horas semanais ao curso, durante 6 semanas.

Clique para saber mais.