Confira cursos online e gratuitos disponíveis para jornalistas

Cursos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Confira cursos online e gratuitos disponíveis para jornalistas

O Portal Imprensa selecionou cursos online e gratuitos para o aperfeiçoamento da prática jornalística.
Diferentes instituições disponibilizaram aulas nas áreas de branding, inovação na era digital, política e economia, relacionamento com o público, estratégia de redação para podcasts, jornalismo de dados e jornalismo investigativo.
Crédito: Divulgação ESPM
Como as marcas estão sendo impactadas e remodeladas pela pandemia do novo coronavírus? Este curso dá a resposta, além de reforçar a importância do posicionamento de marca em tempos como esse.
Este curso da ESPM ajudará o aluno a entender os principais fundamentos e conceitos da construção de marcas vencedoras. A aula também comenta sobre os alicerces das empresas fortes no século XXI e as mudanças atuais no mercado e no comportamento dos consumidores.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece uma série de cursos gratuitos e on-line com emissão de certificado. Podem usufruir do material estudantes e profissionais de qualquer área de atuação que desejam aperfeiçoar o conhecimento ou incrementar o currículo. Vale destacar que o aluno pode, com um único cadastro, escolher qualquer um dos cursos oferecidos via internet pela instituição. Entre as opções disponíveis, está o curso Inovação na Era Digital, com 4 horas de duração. O conteúdo fica no ar 24 horas ao dia em plataforma própria que pode ser acessada via celular ou computador.
A conjuntura brasileira atual requer um grande esforço intelectual para compreensão das diversas transformações que passamos nos últimos anos. Isso porque não é possível entender o presente sem a junção complexa da análise das diversas esferas da vida social, como a política, a economia e as transformações na sociedade. Longe de dar conta de tamanha complexidade, o curso pretende apresentar às interessadas e aos interessados as principais teorias das Ciências Sociais que interpretam a atualidade, buscando dar preferência àquelas que oferecem um entendimento integral dos fenômenos.
Ao final do curso, espera-se que os estudantes sejam capazes de analisar a política externa de diferentes governos, identificando variados elementos que influenciam na produção dessa política pública e avaliando seus pesos relativos a partir de elementos da disciplina de Análise de Política Externa. Espera-se, ademais, que os alunos desenvolvam uma compreensão das linhas gerais da política externa do governo de Jair Bolsonaro e a capacidade de interpretar analítica e criticamente discursos e ações de política externa

Quem é o seu público ? Como as redações e os jornalistas podem colocar seu público em primeiro lugar e se envolver melhor com eles? Como eles podem alcançar novos leitores? O público continua sendo a prioridade número um em muitas redações, especialmente com a mudança para a receita dos leitores, que muitas redações buscam.

Esta Cúpula será dedicada a encontrar maneiras de os jornalistas criarem um relacionamento mais próximo com seus leitores. Analisaremos ferramentas inovadoras de narrativa e tecnologias emergentes que não exigem grandes investimentos para atrair novos e mais diversos públicos. Também nos inspiraremos em organizações de notícias e jornalistas que se basearam em relacionamentos mais próximos e na confiança de seus leitores para sobreviver à pandemia do COVID-19 e planejar seu futuro.

O áudio mudou a maneira como consumimos as notícias. O consumo de podcast explodiu e as ferramentas de áudio emergentes para transcrição e automação de voz tornam a produção de notícias mais eficiente.

Por que e quando os leitores preferem o áudio ao invés do texto? Quais estratégias as redações podem adotar para desenvolver seus produtos de áudio? Que novas habilidades de narrativa são necessárias para produzir áudio de qualidade para o jornalismo? Nesta cúpula, exploraremos novos desenvolvimentos tecnológicos em torno de áudio e voz. Isso não significa apenas podcasts, mas também conversão de texto em fala, áudio para assistentes de IA e transcrição automática. Vamos quebrar os desafios que acompanham a ascensão do áudio, como o papel das plataformas no mundo dos podcasts, monetização de produtos de áudio e construindo estratégias de redação para integrar a voz no fluxo de trabalho de produção.

Como os dados podem ser usados para recuperar a confiança dos leitores? O jornalismo baseado em fatos, combinado com excelentes habilidades de contar histórias e respaldado por dados, nunca foi tão procurado. Embora o jornalismo de dados não seja novo, nunca foi tão importante quanto nesta era de desinformação. Mas o COVID-19 corroeu a confiança na mídia ao mesmo tempo em que as organizações de notícias europeias viram um declínio na confiança de seu público nos últimos cinco anos. Recorrer ao jornalismo de dados é um passo crucial para reverter essas tendências.

Como os jornalistas podem combinar análise de dados com relatórios tradicionais? Como o jornalismo de dados pode combater a desinformação? Como podemos fazer lobby para obter melhor acesso aos dados? Nesta cúpula, levaremos você aos bastidores de algumas das histórias mais bem-sucedidas baseadas em dados do mercado. Compartilharemos as mais recentes ferramentas e recursos tecnológicos para ajudar a aprimorar suas habilidades em dados e mostraremos as colaborações da redação que estão no caminho certo para promover o jornalismo de dados.

O CONNECTAS abre a chamada para uma nova edição de sua Escola Virtual, um espaço no qual os participantes podem fortalecer ou adquirir as ferramentas necessárias para realizar o jornalismo investigativo. O treinamento não é focado apenas no aspecto teórico do comércio; Também possui uma abordagem prática para enfrentar os grandes desafios dos jornalistas no contexto latino-americano.

Durante quatro semanas, conceitos e habilidades serão desenvolvidos para superar os desafios impostos pelo exercício do jornalismo em profundidade, para aprender a derrubar os muros legais, políticos ou tecnológicos que aqueles que exercem o poder costumam construir. Além de aprimorar as habilidades de investigação, a Escola Virtual CONNECTAS oferece uma oportunidade de aprender sobre protocolos de segurança que minimizam os riscos no trabalho dos repórteres.