A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) colheu 210 sugestões para o seu 17º Congresso, que será realizado entre os dias 3 e 7.ago.2022. Pela primeira vez, o evento será misto – com sessões totalmente remotas e outras presenciais, em São Paulo.
Entre janeiro e fevereiro de 2022, por meio de um formulário, estudantes e profissionais de todo o Brasil compartilharam sugestões de cursos, oficinas, debates, painéis, bastidores de reportagens e palestras internacionais. O número duplicou em relação a 2021.
O maior evento de imprensa do Brasil é resultado de um esforço que mobiliza conselheiros, diretores, associados e a equipe Abraji, além de fornecedores e organizações parceiras.
Depois de selecionar os temas e eixos, é feita uma primeira seleção da curadoria que é apresentada à diretoria, podendo sofrer ajustes até as vésperas do evento. As sessões são então distribuídas ao longo dos cinco dias de duração do evento.
O formato misto
No terceiro ano de pandemia, a Abraji vai inaugurar o formato misto. Em razão da crise sanitária, os dois últimos Congressos foram on-line e gratuitos, sendo que o de 2020 bateu recorde de inscritos – mais de 10 mil pessoas.
Em 2022, durante dois dias (3 e 4.ago.2022), os participantes poderão acessar palestras e oficinas de forma remota – e de graça. São sessões pré-gravadas ou ao vivo, transmitidas pela plataforma virtual da conferência. O IX Seminário de Pesquisa, com a apresentação de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e artigos científicos de mestres e doutores, segue como parte da programação remota.
A versão presencial será nos dias 5 e 6.ago.2022, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, que também abrigará a quarta edição do Domingo de Dados (7.ago.2022), dedicado a cursos, técnicas novas e trabalhos de referência baseados em jornalismo de dados.