Edilson José Alves*
O prefeito Ludimar Novais (PDT), esteve durante esta semana vistoriando as obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Viabilizada junto ao Ministério da Saúde, a obra orçada no valor de R$ 1.300.000,00, está em ritmo acelerado e quando estiver pronta irá ampliar o atendimento no tratamento aos dependentes químicos da cidade. Com a nova estrutura, o centro irá atender 24 horas do dia.
“Essa é uma obra muito importante para que possamos ampliar o atendimento aos dependentes químicos. Vamos implantar uma estrutura para atender 24 horas por dia, inclusive com local para repouso dos pacientes. O CAPS AD atende no tratamento aos usuários de drogas e busca através de um trabalho em conjunto com as famílias a reinserção social das pessoas que querem a recuperação pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços na sociedade”, disse o prefeito Ludimar Novais.
Para o coordenador do CAPS AD, Aníbal Nara, o prefeito Ludimar merece todos os elogios por ter se empenhado na viabilização deste importante projeto. “Com este projeto atender melhor os usuários através de tratamentos, diálogo e muita atenção. Este novo local é um sonho que vai ser realizado, vamos poder ampliar o atendimento, e com o local próprio poderemos realizar mais atividades de recreação”, destaca o coordenador.
Em Ponta Porã hoje existem quase duas mil pessoas que recebem tratamento, dos quais 1182 pessoas que recebem tratamento de dependência química, na grande maioria usuários de crack e 613 pessoas que buscam tratamento referente ao álcool, dos quais 52% são brasileiros, 28% paraguaios, e 20% de outras nacionalidades ou sem documentos, e o tratamento se divide em internação, semi-intensivo, intensivo e visita domiciliar, onde os familiares também recebem apoio e orientações.
Legenda:
Prefeito Ludimar Novais vistoriou obras de construção do CAPS AD acompanhado do vereador Agnaldo Pereira “Miudinho”
Foto: Lucho Rocha