Construção de novo CAPS vai possibilitar ampliação de atendimento psicossocial em Ponta Porã

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Construção de novo CAPS vai possibilitar ampliação de atendimento psicossocial em Ponta Porã

Edilson José Alves*

O prefeito Ludimar Novais (PDT), esteve durante esta semana vistoriando as obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Viabilizada junto ao Ministério da Saúde, a obra orçada no valor de R$ 1.300.000,00, está em ritmo acelerado e quando estiver pronta irá ampliar o atendimento no tratamento aos dependentes químicos da cidade. Com a nova estrutura, o centro irá atender 24 horas do dia.

“Essa é uma obra muito importante para que possamos ampliar o atendimento aos dependentes químicos. Vamos implantar uma estrutura para atender 24 horas por dia, inclusive com local para repouso dos pacientes. O CAPS AD atende no tratamento aos usuários de drogas e busca através de um trabalho em conjunto com as famílias a reinserção social das pessoas que querem a recuperação pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços na sociedade”, disse o prefeito Ludimar Novais.

Para o coordenador do CAPS AD, Aníbal Nara, o prefeito Ludimar merece todos os elogios por ter se empenhado na viabilização deste importante projeto. “Com este projeto atender melhor os usuários através de tratamentos, diálogo e muita atenção. Este novo local é um sonho que vai ser realizado, vamos poder ampliar o atendimento, e com o local próprio poderemos realizar mais atividades de recreação”, destaca o coordenador.

Em Ponta Porã hoje existem quase duas mil pessoas que recebem tratamento, dos quais 1182 pessoas que recebem tratamento de dependência química, na grande maioria usuários de crack e 613 pessoas que buscam tratamento referente ao álcool, dos quais 52% são brasileiros, 28% paraguaios, e 20% de outras nacionalidades ou sem documentos, e o tratamento se divide em internação, semi-intensivo, intensivo e visita domiciliar, onde os familiares também recebem apoio e orientações.

Legenda:

Prefeito Ludimar Novais vistoriou obras de construção do CAPS AD acompanhado do vereador Agnaldo Pereira “Miudinho”

Foto: Lucho Rocha