Coronavírus: Comunicado do Consulado do Brasil aos estudantes brasileiros de medicina na fronteira

consul 1
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Coronavírus: Comunicado do Consulado do Brasil aos estudantes brasileiros de medicina na fronteira

Lile Corrêa*
Na noite desta terça-feira, dia 24/3, cinco estudantes brasileiros que furaram o bloqueio imposto pelo Governo Paraguaio foram detidos pelas autoridades policiais na fronteira. Eles entraram no Paraguai pela linha internacional que liga Ponta Porã e Pedro Juan Caballero em frente ao Supermercado Fortes, quando deveriam entrar pelo setor de Migrações. Eles “foram ao supermercado comprar ração para seus pets”.
Em fase desse acontecimento o Consulado do Brasil em PJC solicita aos estudantes brasileiros residentes em Ponta Porã ou Pedro Juan Caballero que fiquem em suas casas e não atravessem a fronteira, sem autorização das autoridades paraguaias.
O Decreto Presidencial número 3478 diz claramente que “todos los habitantes deberan permanecer em sua residencia habitual o en la residencia donde se encuentran”.
De acordo com o Cônsul Vitor Hugo Irigaray “Vários estudantes já foram autuados e presos por desrespeitarem o presente Decreto.
No caso de o estudante tentar atravessar a fronteira, sem a autorização devida, poderá ser detido e trazido aos Tribunais paraguaios, com sérios danos aos seus estudos universitários.
Cumpram a lei e fiquem em casa”.
O jornalista Lile Corrêa entrevistou na manhã de sexta-feira, dia 20 de março, ao vivo no Jornal da Líder FM o Consul do Brasil, Vitor Hugo Irigaray e Dra, Sonia Gonzalez Chefe da Oficina Regional de Migrações em Pedro Juan Caballero no Paraguai, orientando sobre o Coronavírus.
COMUNICADO OFICIAL DO CONSULADO DO BRASIL EM PEDRO JUAN CABALLERO
Em vista do recrudescimento e do avanço do CORONAVIRUS – COVID-19, e da luta contra a pandemia, o Consulado do Brasil em Pedro Juan Caballero pede a todos os cidadãos brasileiros, e de modo muito especial aos universitários brasileiros residentes nesta fronteira que:
01.Comuniquem-se com suas respectivas universidades para tomarem conhecimento das medidas que estarão sendo adotadas para o controle desse mortal vírus e que atentem ao chamado das universidades no que diz respeito ao reinício do ano letivo 2020;
02.Uma vez nesta cidade, roga-se aos cidadãos brasileiros e, especialmente aos estudantes universitários, para que, de sã consciência, cumpram rigorosamente a quarentena determinada pelo Governo paraguaio, ou seja, fiquem em suas casas elo tempo determinado pelas autoridades paraguaias locais;
03.Que, se ao retornarem à fronteira, apresentarem qualquer sintoma relacionado à contaminação pelo CORONAVIRUS (febre, tosse seca, falta de ar, dor muscular e dor de cabeça), comuniquem às unidades de saúde na cidade de sua residência (Ponta Porã ou Pedro Juan Caballero), para que possam receber as instruções que o caso requer. Aos que apresentarem dificuldade para respirar, procurar urgentemente atenção nas unidades de saúde.
Aqueles que não retornaram, que continuem aonde estão até que sejam informados pelas respectivas universidades do reinício das aulas.
04. Os cidadãos brasileiros, radicados no Paraguai, universitários ou não, que desejarem regressar ao Brasil deverão informar o Consulado do Brasil em Pedro Juan Caballero seu nome completo e número de identidade, bem como deverão assinar, no momento da saída, DECLARAÇÃO JURADA pela qual se comprometem a não regressar ao território paraguaio até cessarem os efeitos das medidas restritivas aqui vigente.
05. E-mail para o envio das informações acima mencionadas: consular.pjcaballero@itamaraty.gov.br
06. O Consulado do Brasil estará fechado ao público a partir da próxima segunda-feira, dia  23 de março. Toda comunicação urgente deverá ser feita via telefônica, para as providências cabíveis.
07. Unidades de saúde para os universitários brasileiros, sintomáticos respiratórios:
CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS (Ponta Porã);
CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE (CIS) (Ponta Porã);
HOSPITAL REGIONAL DE PONTA PORÃ (Ponta Porã) ; e
HOSPITAL REGIONAL DE PEDRO JUAN CABALLERO (Pedro Juan Caballero).
08.Para informações complementares e urgentes poderão ligar para esta Missão diplomática, nos seguintes números:
a) Consulado do Brasil em Pedro Juan Caballero – linha fixa: 336 273 566 ou 272 218
b) Celular de plantão diplomático: 0976 509 610
c) Celular do Chefe do Posto: 61 999 363979  (whatsapp).
VÍTOR HUGO IRIGARAY – Cônsul