Desafio une jovens para alimentar 10 milhões de brasileiros na pandemia

desafio10x10
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Desafio une jovens para alimentar 10 milhões de brasileiros na pandemia

Iara e Eduardo no Desafio 10x10 - Foto: reprodução
Iara e Eduardo no Desafio 10×10 – Foto: reprodução

Os Caçadores de Bons Exemplos, parceiros do SóNotíciaBoa, entraram em um desafio sublime: alimentar 10 milhões de brasileiros na pandemia! E você também pode fazer parte, mobilizando seus amigos para combater a fome e fazer o bem.

A ideia é desafiar seu amigo a arrecadar mais alimentos que você!

Desafio 10×10 é a uma gincana virtual que coloca a juventude como protagonista de uma mudança, de comportamento e postura, diante desse cenário atípico da COVID-19.

E para arrecadar fundos, o Desafio 10×10 usa a ideia de jogos cooperativos, pra combater a fome, com apoio de ONGs, artistas, influenciadores, iniciativa privada.

“O projeto quer convidar e envolver milhões de pessoas até o dia 22 de julho”, explicaram Iara e Eduardo, do Caçadores de Bons Exemplos, ao SóNotíciaBoa.

A ideia

A ideia é usar o poder do trabalho coletivo e das redes de contatos pessoais de cada um que aceitar o desafio. Assim, a grande gincana vai tomando a internet e ganhando o mundo.

E os recursos arrecadados são destinados, integralmente, em cestas básicas digitais que são distribuídas durante três meses para as famílias cadastradas.

Essas cestas dão liberdade para que elas comprem alimentos e produtos de limpeza nas suas regiões e ainda consigam fortalecer o comércio das suas comunidades.

Como participar

Você pode entrar na gincana do bem de três formas (ou de todas elas!):

  • Divulgando: compartilhe a página do desafio nas suas redes sociais. Siga o Instagram (@desafio_10x10), personalize sua foto de perfil, compartilhe nossas postagens. Faça o #Desafio10x10 chegar em todos que você conhece!
  • Doando: Música, games, arte de rua… O brasileiro é movido por suas paixões. Qual é a sua? Na gincana de arrecadação você pode doar em nome dela. Todos os valores serão destinados às famílias que precisam de apoio!
  • Arrecadando: junte sua galera, sua família, seus colegas de trabalho, seus amigos, todo mundo! Mobilize toda sua rede para doar pela causa! Para “coopetir” na gincana.

A competição

Usando a Geração Z, o Desafio 10×10 começa uma competição escancarada entre os jovens e a fome, tendo as redes sociais como principal aliado.

Além disso, traz o reforço de celebridades, artistas, gamers, esportistas, religiosos, organizações e empresas, que também estão mostrando a iniciativa em suas redes de fãs, clientes e apoiadores nesta gincana pelo bem.

“Será uma grande movimentação em favor do Brasil, usando o que os brasileiros têm de melhor, ou seja, sua criatividade e capacidade de entrega em favor do próximo”, diz Edgard Gouveia, urbanista e empreendedor social, idealizador do desafio.

E participar de uma iniciativa dessas é questão de honra.

“Não fazia sentido a gente ficar de fora de algo tão grandioso e poderoso assim. Dedicamos a nossa vida para falar de gente que faz o bem, que doa as suas vidas para transformar o nosso país. Defendemos fortemente o impacto do trabalho das nossas redes pessoais e do poder que cada um tem de dar aquilo que tem de melhor para ajudar na construção de um mundo melhor. No meio da pandemia, encontramos muita gente disposta a ajudar, gente que antes não olhava para o social como uma opção”, contam Iara e Eduardo.

Parceiros

A realização do desafio foi possível graças à união de forças entre instituições como a Doare – gerenciadora de arrecadações de doações online; Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP), por meio do Centro de Excelência com a Fome Brasil – responsável pela coordenação da mobilização de atores e ações de logística das organizações parceiras; que somam forças para garantir que as famílias das ONGs CUFA (Central Única das Favelas), ChildFund e Gerando Falcões, recebam as doações com urgência e de forma organizada.

Arte da campanha - Foto: reprodução
Arte da campanha – Foto: reprodução

 

Arte da campanha - Foto: reprodução
Arte da campanha – Foto: reprodução

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa