Clube de Imprensa

Dia D: servidores entregam roupas, cobertores e solidariedade em reta final da campanha

Solidariedade, dedicação, empenho, amor. Esses sentimentos marcaram o início da última semana da campanha do agasalho “Seu Abraço Aquece”, nesta segunda-feira (20), quando as secretarias e órgãos do Governo do Estado e instituições parceiras realizaram os primeiros Dias D – momento de finalização e entrega dos materiais arrecadados pelos servidores.

As ações seguem até sábado (25), passando por diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado, Poderes Legislativo e Judiciário, instituições e empresas privadas que aderiram à campanha do agasalho dos servidores públicos de MS.

Para os organizadores e a madrinha da campanha, a manhã desta segunda-feira começou as visitas da primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, e do secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, às secretarias de Estado de Saúde e de Justiça e Segurança Pública. Em seguida, foi a vez de receber as doações dos servidores da Procuradoria-Geral do Estado e da Assembleia Legislativa.

No período da tarde, a Defensoria Pública de MS e o Corpo de Bombeiros também realizaram suas entregas com a presença de Mônica Riedel e do secretário-adjunto da SAD, Roberto Gurgel. Momentos de emoção, gratidão e solidariedade marcaram as ações no primeiro Dia D.

Frederico Felini, secretário de Estado de Administração de Mato Grosso do Sul, agradeceu o empenho de todas as secretarias em doar calor e fazer o bem para as pessoas em situação de vulnerabilidade de MS.

“Desde 5 de abril estamos em intenso trabalho para promover a solidariedade em nosso Estado e toda essa corrente do bem só acontece graças ao empenho de cada gestor, cada servidor público e das instituições parceiras que abraçaram essa campanha. Quando iniciamos esta manhã, eu falei com a Dona Mônica: eu estou muito mais tranquilo hoje, do que estava duas semanas atrás, porque tenho certeza que vamos atingir a nossa meta. E a meta é atender às demandas das mais de 300 entidades que se cadastraram para receber as doações. Isso é fruto da solidariedade de quem doou uma peça, doou seu tempo para organizar as arrecadações, para motivar os colegas, família, amigos”, avaliou Felini.

O titular da SAD agradeceu o empenho das secretarias que superam em muito as próprias metas definidas. “Não tenham dúvida: daqui dessas caixas cheias de roupas e cobertores, estamos abraçando de verdade a população mais vulnerável e que mais precisa do trabalho e da doação dos servidores de Mato Grosso do Sul. Muito obrigado, de coração!”

A madrinha da campanha, dona Mônica Riedel, se emocionou com a dedicação e carinho das pessoas ao entregar não apenas as doações, mas sorrisos e abraços. “Tenho enorme gratidão por todo carinho com que essa campanha foi abraçada pelos servidores e os parceiros que nos para unir forças. Eu sempre digo: quando conseguimos fazer algo pelo outro, essa ação dá muito mais significado para nossa vida”, agradeceu a primeira-dama.

Doar amor

Na Assembleia Legislativa, uma doação chamou a atenção pela delicadeza da entrega. Duas cobertinhas com temática infantil estavam envolvidas por fitas de cetim arrematadas em belos laços. Os presentes vinham da servidora Ana Amélia Nantes Pereira. Foram as cobertas que aqueceram o frio de seus filhos Lincoln e Anna Júlia.

“Quando fui reunir as peças, comentei com minha filha e ela me pediu: ‘mãe, doe a minha coberta e a do Linquinho’. Esse pedido tocou meu coração e eu acho que não é só a atitude, tem que ter o amor junto, porque a pessoa que vai receber, muitas vezes precisa mais de um carinho do que da própria peça em si. Essas cobertas me trazem as melhores memórias da Anna Júlia e do meu filho Lincoln, que já não está mais aqui entre nós, mas eu trouxe também a coberta dele para representá-lo. Eu entrego de coração para a família que for usar”, se emociona, Ana Amélia.

O gesto tocou a madrinha da campanha. “Eu fico muito emocionada vendo essa doação tão profunda! Tenho certeza que esse sentimento de entrega é o que move essa campanha e que constrói muito mais do que toneladas de arrecadações, isso desenvolve a nossa sociedade. Porque do outro lado, quem vai receber não é grato apenas pela peça que aquece o frio, é um calor na alma”, sintetiza Mônica Riedel.

Para que a campanha tenha sucesso, é essencial o trabalho de pessoas organizando as arrecadações em cada unidade – são os multiplicadores de abraços. Keila Regina de Oliveira multiplicou a solidariedade na Secretaria de Estado de Saúde.

“Pensamos na campanha para conseguir arrecadar um número maior de peças do que foi o ano passado, mas também para trabalhar nos servidores o espírito de solidariedade, de empatia. E avaliamos que deu muito certo, porque nós tivemos mais de 300 funcionários envolvidos em realmente pensar no outro. E a competição entre as equipes serviu também para pensarmos o trabalho em equipe. Alcançamos um número de doações bem substancial, muito maior do que nos outros anos, por conta desse envolvimento de todas as pessoas. Ao final da campanha, vemos dois benefícios: a solidariedade e também esse aprimoramento do trabalho em equipe e ficamos muito satisfeitos em atingir os dois objetivos”, avalia Keila.

Como participar

A campanha do agasalho “Seu Abraço Aquece” segue recebendo doações até o dia 26 de maio, com postos de arrecadação nas secretarias e órgãos do Parque dos Poderes e instituições parceiras.

O encerramento da campanha acontece no dia 27, às 14h, com evento no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com a presença do governador Eduardo Riedel, de representantes das Secretarias de Estado e de todas as instituições parceiras.

Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD