Dia do Jornalista: ABI promove esta semana programação com debates e filmes

Redação Portal IMPRENSA

A Associação Brasileira de Imprensa preparou uma programação para esta semana em comemoração ao Dia do Jornalista, 7 de abril, quando a entidade também completa 113 anos de fundação.

Crédito: Reprodução / YouTube

A programação começou nessa segunda (5) e segue até a quinta (8), totalmente online pelo canal da associação no YouTube, com relançamento de livro, bate-papo, debate sobre pandemia e a profissão e exibição de filmes.

No Dia do Jornalista, o debate traz como tema assuntos atuais do Brasil, entre eles, as dificuldades enfrentadas na cobertura da covid-19. O assunto tem relação com outra data emblemática, o Dia Mundial da Saúde, também comemorado em 7 de abril.

O debate terá a participação do presidente e do vice da ABI, jornalistas Paulo Jerônimo e Cid Benjamin, e das jornalistas Elvira Lobato e Cristina Serra, a partir das 19h30, dentro dos programas Encontros da ABI com a Cultura e Rumos do Jornalismo, com apresentação da jornalista Andrea Penna, diretora de Jornalismo.

Cinema e música

Já nesta terça (6), a partir das 19h30, a programação será o Cineclube Macunaíma, com o filme Preto no Branco, a censura antes da imprensa sobre a vida de Hipólito da Costa, pai do jornalismo e que trouxe o primeiro jornal ao Brasil. Em seguida, os cineastas Silvio Tendler, Cacá Diegues e outros participam de um bate-papo sobre o longa.

E na quinta, a partir das 19h, o evento é encerrado com a Claquete Musical. O produtor cultural Paulo Figueiredo faz uma homenagem ao Pasquim com a exibição do filme O Pasquim – a subersão do Humor (disponível na TV Câmara), que mostra os participantes do antigo jornal. Em seguida, haverá debate com o apresentador, o diretor do documentário, Roberto Stefanelli, o jornalista e chargista Rick Goodwin que trabalhou no jornal, e o escritor Pedro Cosenza, filho do cartunista Henfil.

Na segunda-feira, o ABI Esporte celebrou os 40 anos de lançamento do livro do jornalista, professor e conselheiro Ivan Cavalcanti Proença, Futebol e Palavra.

A ABI também dá dicas de filmes – como Jango, que mostra os 21 anos da ditadura brasileira que completou 57 anos no último dia 31 -, festival de longas só de mulheres, séries e apresentações musicais e artísticas, tudo on-line.

Confira abaixo a programação ou clique para conferir todas as dicas da ABI:

QUARTA-FEIRA (7/4)

19h30 – DEBATE COM JORNALISTAS – em comemoração aos 113 anos da Associação Brasileira de Imprensa e ao Dia do Jornalista, hoje, 7 de abril, os programas Encontros da ABI com a Cultura e Rumos do Jornalismo promovem um debate entre jornalistas sobre os assuntos atuais do país, os problemas da profissão e as dificuldades durante a pandemia já que neste dia também se comemora o Dia Mundial da Saúde. Estarão presentes o presidente da ABI, o jornalista Paulo Jeronimo de Sousa, o Pagê; o vice-presidente, jornalista Cid Benjamin; e as jornalistas Elvira Lobato e Cristina Serra. A apresentação é da jornalista Andrea Penna, diretora de Jornalismo.

QUINTA_FEIRA (8/4)

19hs – Claquete Musical: o produtor cultural Paulo Figueiredo faz uma homenagem ao Pasquim com a exibição do filme O Pasquim – a subersão do Humor (disponível na TV Câmara), que mostra os participantes do antigo jornal. Em seguida, haverá debate com o apresentador, o diretor do documentário, Roberto Stefanelli, o jornalista e chargista Rick Goodwin que trabalhou no jornal, e o escritor Pedro Cosenza, filho do cartunista Henfil.