Dia do Jornalista terá ato virtual em defesa do jornalismo, da informação e da verdade

ato 1

No Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI),  juntamente com outras entidades da sociedade civil, fará um ato virtual em defesa do jornalismo, da informação e da verdade.

Crédito: Reprodução
O ato está marcado para às 19h e deverá ser feito através do Facebook.

“A humanidade nunca teve tanta necessidade de informação de qualidade, clara, vinda de fontes confiáveis. Para se orientar, para se mover a cada dia, para organizar suas vidas, as pessoas precisam ser informadas sobre a realidade da Covid-19. O jornalismo emerge, neste momento, como artigo de primeira necessidade”, diz parte do manifesto que será publicado no dia.

O texto também lembra os ataques praticamente diários que a imprensa tem sofrido do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

“Chegamos neste 7 de abril de 2020 com 15 meses de ataques incessantes do atual presidente contra a liberdade de imprensa, contra órgãos de comunicação, contra o exercício do jornalismo e contra diversos jornalistas. A opinião pública assiste estarrecida o presidente humilhar repórteres, toda manhã, em um chiqueirinho no palácio da Alvorada”, diz o texto.

Durante o ato também será feita uma homenagem a jornalista Patrícia Campos Mello, que receberá o troféu Audálio Dantas, por sua excelência e a coragem da atividade jornalística.