Dia do Repórter: profissionais destacam importância da função para a democracia e condenam ataques

Deborah Freire

Sob ataques constantes de políticos, de membros do judiciário, de instituições religiosas e outras autoridades, o jornalismo brasileiro comemorou nessa terça-feira (16) o Dia do Repórter. De acordo com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), os ataques à profissão, que já vinham em uma crescente, aumentaram em 2021, boa parte praticada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Crédito: Pexels

Em contrapartida, o profissional que é responsável por apurar, entrevistar e produzir matérias para a TV, jornal, rádio e internet, tem ganhado destaque no País e no mundo. O trabalho da Rede Internacional de Checagem de Fatos, por exemplo, que deu uma aula de jornalismo em vários países com o CoronaVirusFacts Alliance, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Na luta contra a desinformação e pela manutenção da democracia, o repórter tem o papel de ser os olhos e ouvidos da sociedade. E não é só nos temas mais sérios e complexos que esse profissional faz a diferença: a função mais versátil do jornalismo tem muita história para contar, e é que mostram os muitos profissionais que repercutiram a data nas redes sociais.

Andreza Matais, diretora da sucursal do Estadão em Brasília, escreveu em sua rede social sobre o quanto a profissão é fundamental para o país, mas destacou a falta de reconhecimento do trabalho de reportagem.

Bárbara Carvalho, repórter da GloboNews, falou sobre “resistência” neste Dia do Repórter e destacou que o profissional ajuda a combater o crime.

Em tempos de representatividade e diversidade, o repórter trans Caê Vasconcelos, da Ponte Jornalismo, destacou o trabalho que a equipe tem feito em prol de pessoas trans, pretas e da periferia.

Ulisses Neto, jornalista, radialista e blogueiro, lamentou os ataques diários aos repórteres e pediu respeito.

Em tom mais comemorativo, Leandro Demori, editor do The Intercept Brasil, aproveitou a data para relembrar a cobertura do terremoto de L’Aquila, na Itália, há 11 anos.

O colunista da GloboNews e CBN, Thássius Veloso, ressaltou as possibilidades da profissão, que permite aos repórteres conhecer lugares, inovações tecnológicas e se desafiar sempre.

E Sandra Annenberg, apresentadora da TV Globo, homenageou o colega Américo Figueiroa, repórter cinematográfico que está internado com covid-19.