Dia do Voluntariado é celebrado em evento no Palácio do Planalto

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Durante o evento, a Fundação Banco do Brasil e a Casa Civil assinaram acordo de cooperação técnica de apoio a prêmio do Pátria Voluntária

Dia do Voluntariado é celebrado em evento no Palácio do Planalto

Presidente Jair Bolsonaro e primeira-dama Michelle Bolsonaro participam da solenidade alusiva ao Dia Nacional do Voluntariado – Foto: PR

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, na tarde desta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, de uma cerimônia em celebração ao Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. No evento também foi lembrado os dois anos de criação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária.

A presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, reforçou que o trabalho voluntário pode transformar e ressignificar vidas.

“Hoje estamos reunidos para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado e agradecer aos parceiros, aos doadores e as instituições espalhadas pelo Brasil por tudo que tem sido realizado. Graças a empatia e dedicação de cada um de vocês o Pátria Voluntária tem conseguido levar esperança, acolher quem precisa e ajudar a transformar realidades”, disse.

Segundo ela, o trabalho voluntário não deve significar assistencialismo, pois trata-se de uma missão. “O voluntariado tem como fim despertar o engajamento social para que valores como solidariedade e cidadania sejam fomentados”.

Em dois anos, o Programa atingiu a marca de 17.303 voluntários cadastrados e possui 2.229 instituições integrantes. “Nesses dois anos e diante dos desafios de uma pandemia aprendemos que a transformação se torna possível quando temos empatia pelo próximo. Não há ato mais gratificante do que acolher, se dedicar e fazer o bem a quem mais precisa”, afirmou Michelle Bolsonaro.

Durante o evento, a Fundação Banco do Brasil e a Casa Civil da Presidência da República assinaram um acordo de cooperação técnica para a apoiar a realização do Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 2021. A honraria é concedida a cidadãos e entidades que realizam trabalho voluntário de relevante interesse social.

O Presidente Jair Bolsonaro destacou a importância do programa que incentiva o voluntariado. “O Brasil se orgulha disso, se orgulha desse trabalho, esse trabalho voluntário para o bem do próximo, sem esperar nada do outro lado, a não ser, obviamente, aquilo que vale mais do que uma medalha, que é a gratidão”, concluiu o Presidente.

Pátria Voluntária

O Pátria Voluntária foi lançado em julho de 2019. O objetivo é incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável. O programa também busca o fortalecimento das organizações da sociedade civil e a participação ativa da sociedade na implementação de ações transformadoras da sociedade.

“O Programa Pátria Voluntária, em dois anos, tem avançado no diálogo para construção de políticas públicas que irão fortalecer o voluntariado no nosso país. Com ações de ajuda humanitária, o programa tem conseguido ajudar milhares de brasileiros que estão enfrentando dificuldades extremas devido aos efeitos negativos da pandemia, levando, principalmente, alimentos e água potável”, disse a presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária.

“Para além dessas ações emergenciais, o Pátria Voluntária tem contribuído para transformação de realidades sociais por meio do apoio a projetos estruturantes que promovem inclusão, educação, capacitação, civismo, cultura e recreação”, ressaltou.

Acesse o site patriavoluntaria.org para saber mais sobre o programa.