Clube de Imprensa

Dois Anos de União e Excelência: A Jornada da FIKARJ

Em um momento de celebração e reflexão, a Federação Interestilos de Karate do Rio de Janeiro (FIKARJ) marca seu segundo aniversário, consolidando-se como uma entidade fundamental na promoção e desenvolvimento do karate no estado do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, sob a liderança visionária do Kyoshi Roosevelt Couto Barbosa de Souza, a FIKARJ tem trilhado um caminho de sucesso, união e crescimento exponencial.

Registrada na Confederação Brasileira de Karate Interestilos (CBKI) em 04 de maio de 2022, a FIKARJ rapidamente se destacou no cenário nacional, graças ao empenho, dedicação e talento de todos os envolvidos. Com 18 associações filiadas, a federação abraçou a diversidade e a riqueza do karate interestilos, promovendo a inclusão e o alto rendimento. As associações e academias filiadas são: Associação Forma-se um Campeão; Associação Pé na Trilha; Associação Danketsu Kiokai; CT Paulo King; FR Fitness; Escola Menkyo Kai Fight Team; Associação Yama Dojo; Associação Dojo Falcão’s Team; Academia RK3; Associação GAKKO; Projeto Escola de Vida; Associação Village; Associação Dek Ryu; Associação Old School; Associação ASKAF; Associação Heseido; Associação Kanku Dai e Associação Dojo Washington Silva.

Os resultados em competições nacionais falam por si: 7º lugar no 29º Zonal Sul Sudeste, 5º lugar no 29º Campeonato Brasileiro de Karate Interestilos em 2022, e posições de destaque no Troféu Brasil e no Campeonato Brasileiro de 2023, com a participação de 3000 atletas de todo o país. Além disso, a realização do 5º Resende Open e do 6º Resende Open Internacional, este último reunindo quase 900 atletas de 5 estados e 4 países, demonstra a capacidade da FIKARJ de organizar eventos de grande porte, promovendo o karate interestilos como nunca antes visto no Rio de Janeiro.

A FIKARJ também se destacou na formação e capacitação de atletas e mestres, com a realização de encontros técnicos, seminários, exames de faixa e graduação superior, além da premiação dos melhores do ano, reconhecendo o talento e dedicação de seus membros. Importante destacar a realização de cursos de arbitragem, tanto online quanto presenciais, em 2022 e 2023, fortalecendo ainda mais a qualificação dos envolvidos no esporte.

Como presidente e fundador, Kyoshi Roosevelt Couto Barbosa de Souza expressa sua eterna gratidão a Deus, sua família, e a cada um dos senseis responsáveis pelas associações filiadas, por confiarem na sua liderança e na missão da FIKARJ. Agradece também ao Conselho de Mestres enriquecido pela presença dos Mestres Albano Paz, Irlan Mello, Leandro Vasconcelos, Alexander Werneck e Lara Jomori, pela sabedoria e suporte em todas as decisões.

Um agradecimento especial é direcionado ao Sensei Ademar Jr., Diretor de Marketing e Mídias Sociais, pela criação da revista digital Hajime e pela divulgação excepcional de todos os eventos da federação e filiados em nossas mídias, contribuindo significativamente para o crescimento e visibilidade da FIKARJ. Além disso, um reconhecimento especial ao jornalista Lile Corrêa, cujo apoio na publicação de todas as matérias contendo as realizações e participações da FIKARJ tem sido indispensável para a divulgação de nossos sucessos e conquistas.

O presidente expressa sua eterna gratidão a toda diretoria pela dedicação incansável em querer fazer da FIKARJ a melhor e maior federação estadual de todo o Brasil. Este é, sem dúvida, um ano decisivo para a FIKARJ, com promessas de mais conquistas e realizações. O apoio incondicional dos faixas pretas, atletas de todas as graduações, familiares e apoiadores é fundamental para continuar essa jornada de sucesso.

A FIKARJ segue firme em seu lema de unir capital e interior num só propósito, resgatando os princípios e valores do verdadeiro Karate. Com dois anos de existência, a federação já deixou uma marca indelével no esporte, prometendo continuar sua trajetória de crescimento, união e excelência.