Mais de 460 mil candidatos disputam a preferência do eleitorado em 5,5 mil municípios brasileiros. Confira o horário da votação, o que é proibido fazer neste domingo e relembre como foi a campanha.
Por Fernanda Vivas, Ana Flávia Castro, TV Globo e g1 — Brasília
Neste domingo (6), mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas para eleger candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito em aproximadamente 5,5 mil municípios brasileiros. É o primeiro turno da eleição municipal.
Nesta reportagem será apresentado um guia com tudo que o eleitor precisa saber:
- O que é permitido e o que é proibido no dia da eleição?
- Qual é o horário da votação?
- O que levar para votar?
- Candidatos por raça e gênero
- Não vai poder votar? Veja como justificar o voto
- Como foi a campanha?
Ao todo, 463 mil candidatos disputam a preferência do eleitorado, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esta será a primeira vez que todas as cidades vão iniciar e encerrar a votação ao mesmo tempo. Por exemplo: no horário oficial de Brasília, a eleição vai começar às 8h e terminar às 17h. Em uma cidade que está em um fuso duas horas antes da capital federal, a eleição começa às 6h e termina às 15h. Se sua cidade está em um fuso uma hora antes de Brasília, a votação começa às 7h e termina às 16h.
A disputa para prefeito pode ser estendida para o segundo turno em 103 municípios brasileiros.
Tratam-se de cidades com mais de 200 mil eleitores registrados, onde a eleição pode ser decidida em uma segunda etapa, caso nenhum dos candidatos alcance a maioria absoluta de votos nesta primeira fase.
Veja detalhes:
1. O que é proibido no dia da eleição?
A legislação eleitoral proíbe que eleitores ou candidatos causem algum tipo de desordem que atrapalhe os trabalhos eleitorais, tentem impedir alguém de votar ou atuem para induzir o voto em determinado candidato ou partido.
Também não é autorizado fazer boca de urna, espalhar santinhos, usar alto-falantes, fazer comício ou carreata e divulgar propaganda de políticos e candidatos. A pena para esses crimes é de seis meses a um ano.