Na tarde desta quinta-feira, dia 17 de fevereiro o vereador Gilberto Fernandes fez a entrega de um ofício ao Prefeito Marcelo Pé para que seja indicada uma data específica, que o Executivo Municipal pretende conceder o reajuste salarial dos professores, reajuste que foi oficializado pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro no valor de 33,24% de aumento do piso salarial dos professores.
De acordo com postagem nas redes sociais, vereador Gilberto do Mercado H2 afirmou “continuamos a trabalhar por nossa população, agradecendo ao trabalho que os professores vem desenvolvendo com nossas crianças”.
A portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica foi assinada, na sexta-feira (04/02), pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. O piso da categoria para 2022 será de R$ 3.845,63.
O reajuste de 33,24% é a maior correção salarial concedida à categoria desde o surgimento da Lei do Piso, em 2008. Um total de 1.726.099 docentes terão direito ao novo piso, de acordo com o Ministério da Educação. O Presidente Jair Bolsonaro relatou que poderia conceder o reajuste mínimo de 7% e o máximo de 33,24% e, em conversa com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu pelo maior percentual.
O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais. A Lei 11.738 de 2008, que institui o piso, estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro.
Legenda: Prefeito Marcelo Pé faz leitura do oficio enviado pelo vereador Gilberto Fernandes que trata do aumento do piso salarial dos professores – Foto: Matheus Corrêa