Em votação histórica, Pagê é eleito presidente da ABI

Redação Portal IMPRENSA*
A Associação Brasileira de Imprensa – ABIanunciou nesta quinta-feira (27) que em uma votação histórica, que contou com a participação de 390 sócios – o maior quórum dos últimos anos – a Chapa 2 – ABI: Luta pela Democracia conquistou com 56,6% dos votos o comando da ABI até 2022.

Crédito:Divulgação / ABI
Ex-vice-presidente da entidade até dia 13 de maio, o jornalista Paulo Jerônimo de Sousa, o Pagê, de 81 anos, venceu com 221 votos Domingos Meirelles, 79, que dirigia a associação desde 2013. Com a Chapa 1 – ABI Para Todos, Meirelles teve 97 votos. Washington Machado, que disputava a presidência pela chapa 3 – Barbosa Lima Sobrinho, recebeu 68 votos.
A chapa comandada por Pagê, que tem como vice-presidente Cid Benjamin, promete resgatar o papel que a ABI sempre teve junto à sociedade brasileira. “O objetivo da chapa vencedora é resgatar o protagonismo da ABI, que nos últimos anos se viu desprestigiada como nunca havia acontecido nos seus 111 anos de existência”.

Em entrevista ao Portal IMPRENSA, em abril deste ano, Pagê havia comentado sobre a necessidade de retomada desse protagonismo pela associação. “Ocorre que as ameaças à democracia e à liberdade de imprensa retomaram com o mesmo ímpeto da época da ditadura militar… Há um consenso entre nós de que devemos recuperar a ABI como a trincheira da luta pela democracia”.
Pagê anuncia ainda a defesa que a ABI protagonizará em torno da liberdade de imprensa e do respeito ao trabalho do jornalista, buscando um trabalho conjunto com entidades tradicionais da categoria, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), os diversos sindicatos da categoria, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Artigo 19 e o Instituto Vladimir Herzog.
“Buscaremos essas parcerias para criar uma verdadeira trincheira em defesa da democracia e da liberdade de imprensa”, reforça o novo presidente da ABI.
Sobre a eleição
A eleição na ABI foi marcada por disputas judiciais que começaram antes de iniciado o processo eleitoral, em fevereiro deste ano, para que a oposição obtivesse a relação de sócios da entidade.

Inicialmente marcada para 26 de abril, um primeiro pleito ocorreu somente em 16 de maio, mas até hoje os 256 votos depositados naquele dia estão acautelados judicialmente.