Emissora de Rádio presta homenagem aos profissionais no Dia do Jornalista

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de Abril e o programa Comércio em Foco na Rádio Líder FM 104,9 presta homenagem aos profissionais que atuam na região de fronteira do Brasil e Paraguai

A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

Origem do Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

HOMENAGEM

Durante o programa Comércio em Foco, o jornalista Lile Corrêa e o radialista Lelo Marques lembraram da trajetória dos profissionais que atuam e atuaram no jornalismo na fronteira Brasil e Paraguai, entre eles: João Natalicio de Oliveira e Dona Izolina de Oliveira, Nivalcir Almeida, Zadir de Souza, Diovane Cesar, Eder Rubens, Carlos Monfort, Pedro Zadyr, Edmondo Tazza,Tião Prado, Luiz de Moura Lobato.

Os correspondentes da Líder FM 104,9: Ednilson Vilhalba, Benedito de Paula, Cao Pereira, Gildo Pereira, Sergio Botelho, Hildebrando Procopio também foram homenageados.

IN MEMORIAN
Os comunicadores lembraram do trabalho dos jornalistas Paulo Rocaro assassinado em Ponta Porã no dia 12 de fevereiro de 2012, Leo Veras assassinado em Pedro Juan caballero em 12 de fevereiro 2020.

Rádio Líder FM prestou homenagem ao jornalista João Natalicio de Oliveira e Dona Izolina de Oliveira diretores do Jornal de Noticias em Ponta Porã

Com informações Rádio Líder FM e Calendarr*