Enchente tira 80 famílias de casa na Fronteira Oeste do RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Enchente tira 80 famílias de casa na Fronteira Oeste do RS

Rio Quaraí está subindo 10 cm por hora nesta quarta, dia 20 de abril

Karoline Avila*

Oitenta famílias de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, estão fora de casa por causa da chuva que começou na segunda-feira (18).  O Rio Quaraí está subindo 10 cm por hora nesta quarta e o nível já está 10,7 cm acima do normal. A Defesa Civil e a prefeitura trabalham na remoção de famílias ribeirinhas, já que há alerta de chuva forte à noite.

De acordo com o secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil de Quaraí, Carlos Fabiano Mazzini de Souza, em três dias são 65 famílias desalojadas, em residências de familiares, e outras 15 desabrigadas. Cinco sedes de CTG’s e piquetes servem como abrigo. A Defesa Civil calcula 400 pessoas afetadas pela chuva.

Segundo Mazzini, o Bairro José de Abreu é o mais afetado, já que fica às margens do rio. Também há pontos de alagamentos na área central.

“Orientamos que as famílias não aguardem para sair de casa. A remoção não é rápida. Queremos evitar tumulto”, disse Mazzini.

O coordenador da Defesa Civil afirmou ainda que o rio está subindo rapidamente por causa da chuva acumulada na Fronteira Oeste e no Uruguai. As águas acabam represando e têm difícil escoamento.

Em dezembro do ano passado, o Rio Quaraí atingiu 14 metros acima do nível normal e 4 mil famílias ficaram desabrigadas, segundo a Defesa Civil.