Com manutenções preventivas, troca de equipamentos e podas de árvores, trabalhos visam melhorar a distribuição de energia nas cidades
Desde o início desta semana, equipes da Energisa Mato Grosso do Sul estão empenhadas em um mutirão de melhorias na rede elétrica de Ponta Porã. Com manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade do fornecimento de energia nessas localidades.
De acordo com Weverton Couto Oliveira, gerente de Departamento de Construção e Manutenção da Energisa MS, *a ação* faz parte do compromisso da *distribuidora* em realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais nas cidades onde a Energisa atende.
“Esses mutirões são um reforço ao nosso cronograma de manutenções, que realizamos em localidades específicas. É bem possível que a comunidade perceba uma mobilização maior de veículos e equipes da Energisa nesses dias, e é importante que saibam que toda essa movimentação é justamente porque estamos trabalhando para melhor atendê-los”, enfatiza.
Na lista de melhorias executadas nos últimos dias, e que seguem na próxima semana em algumas cidades, estão inspeções em cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos, e podas preventivas com o intuito de remover os galhos de árvores que estejam próximos à rede de energia elétrica.
“Como distribuidora de energia, nosso papel consiste em realizar apenas a desobstrução da rede elétrica, removendo aqueles galhos que estão perto dos fios, oferecendo riscos à rede elétrica, principalmente nas ocasiões de chuvas intensas e ventos fortes. Isso porque, em situações de eventos climáticos severos, esses galhos podem ser lançados contra a fiação, ocasionando curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, explica Weverton.
Linha Viva usada em alguns serviços
Graças à tecnologia, boa parte desses serviços tem sido feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção no fornecimento de energia durante os serviços de manutenção.
“Contamos com profissionais devidamente treinados e equipados para atuarem na manutenção enquanto a rede de média tensão permanece ligada. Tudo é feito com segurança, garantindo o conforto de toda a comunidade que é diretamente beneficiada com a melhora na qualidade da energia”, finaliza o gerente.
Ações em Ponta Porã
Em Ponta Porã, as equipes realizam, até o dia 1º de março, manutenções preventivas, podas de árvores, inspeção de redes com equipamento de termovisão e uso de drones e inspeção de medidores para o combate ao furto de energia. Entre os serviços concluídos está a substituição de equipamentos para aumento de carga da Escola Municipal Profª Marly Cavalheiro Rojas. E a comunidade do bairro Ipê II recebeu, de 20 a 22, a Unidade Móvel Educacional para atendimento no cadastro da tarifa social, palestra sobre eficiência energética, informações sobre negociação, substituição de lâmpadas e sorteio de geladeiras para clientes cadastrados como baixa renda.
Serviço:
Os consumidores podem entrar em contato com a concessionária pelos canais oficiais de atendimento:
site: energisa.com.br
whatsApp Gisa: (67) 99980-0698
aplicativo Energisa On
call center: 0800 722 7272