Equipe de segurança de Bolsonaro em MT impede trabalho de profissionais de afiliada da Globo

Por TV Globo

Jair Bolsonaro chegou em Sinop e cumprimentou apoiadores no aeroporto — Foto: Facebook

A equipe responsável pela segurança do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na visita a Mato Grosso nesta sexta-feira (18) impediu o trabalho dos profissionais de jornalismo da TV Centro América, afiliada da Globo.

Um dos compromissos do presidente era numa fazenda no município de Sorriso. Jornalistas acompanhavam o evento, mas um dos seguranças reconheceu a repórter Mel Parizzi e o cinegrafista Idemar Marcatto como funcionários da emissora. Os dois jornalistas foram conduzidos para fora da fazenda.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgaram uma nota de repúdio à censura imposta à equipe da TV Centro América.

As associações ressaltaram que, de forma arbitrária, os agentes permitiram a entrada de outras equipes de reportagem e impediram a equipe da TV Centro América, sob ameaça de prisão.

A Abert, a Aner e a ANJ destacaram que qualquer tipo de censura cerceia o direito constitucional da sociedade de ser livremente informada.

A assessoria do Palácio do Planalto foi procurada, mas não respondeu.