Equipe de TV é agredida durante cobertura em SP

A equipe de reportagem do SBT Interior foi alvo de agressão pela Polícia Militar nesta terça-feira, 1º. Os jornalistas acusam o sargento Itamar Oliveira de impedir a captação de imagens durante gravação de reportagem em Urânia, localizada na região de Jales. A equipe formada por um repórter e um cinegrafista foram até a cidade para acompanhar audiência do ex-prefeito Francisco Airton Saracuza (PP), que foi preso após uma operação do Ministério Público (MP) e da Polícia Federal em março deste ano.

Ele foi acusado de desviar verbas do município e beneficiar grupo de servidores no último dia de mandato. De acordo com os jornalistas, o sargento impediu que a equipe fizesse imagens da chegada do ex-prefeito ao fórum. Nas imagens, o câmera é impedido de usar o equipamento. Em seguida, o repórter Márcio Adalto tentou filmar a situação com celular, mas o aparelho foi jogado no chão.

O SBT Interior publicou no seu portal na internet nota da Polícia Militar sobre o assunto. Por determinação da juíza responsável pelo caso, a via estava interditada em 100 metros e que a PM foi incumbida de orientar a imprensa “para se absterem de colher imagens das pessoas que participavam da audiência”. A Polícia Militar afirma ainda que o caso será apurado por meio de procedimento administrativo após a avaliação das imagens e oitiva de testemunhas.

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentou o ocorrido. “A Fenaj condena toda e qualquer forma de violência contra jornalistas no exercício de sua profissão e reitera que essa violência é um atentado às liberdades de expressão e de imprensa. O profissional do Jornalismo tem o dever de levar informação de interesse público à sociedade, por isso a violência contra jornalistas é também um atentado ao direito à informação. Esperamos que a agressão seja devidamente apurada e que o policial responsável seja punido”, disse o órgão.

Fonte: Diário da Região