MS bate 2º recorde na soja e colhe 7,6 milhões de toneladas

MS bate 2º recorde na soja e colhe 7,6 milhões de toneladas

Volume de grãos colhidos foi 10% superior que 2015

Apesar das perdas causadas pela chuvas, Mato Grosso do Sul atingiu pela segunda vez consecutiva produção de soja recorde: 7,597 milhões de toneladas na safra 2015/2016, de acordo com o resultado final divulgado pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS). O desempenho é cerca de 10% superior a colheita do ciclo anterior (2014/2015), que totalizou 6,890 milhões de toneladas – número também recorde. A safra 2013/2014 alcançou 6,052 milhões de toneladas.

O resultado foi até superior a projeção inicial da entidade, desconsiderando as chuvas fortes que ocorreram ao longo da colheita na região sul, e que estimava colher 7,4 milhões de toneladas no Estado. O presidente da Associação, Cristiano Bortolotto, explica que isso só foi possível porque a área plantada teve aumento maior que o esperado, que era de 4,1%, mas chegou a cerca de 8%, totalizando 2,506 milhões de hectares. “Isso mostra claramente que a agricultura no Estado tem um potencial gigante para ser ampliado”, destaca.

(*) A reportagem, de Paula Vitorino, está na edição de hoje do jornal Mesmo com perdas causadas pelas chuvas a soja teve rendimento superior e bateu recorde em MS - Foto Valdenir Rezende Correio do Estado

Legenda: Mesmo com perdas causadas pelas chuvas a soja teve rendimento superior e bateu recorde em MS – Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado