premio jornalismo de dados 1

Redação Portal IMPRENSA

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a excelência no uso de dados por jornalistas para reportar, analisar e investigar questões que afetam a sociedade brasileira.

São aceitos trabalhos em diferentes formatos, tais como: publicações online ou impressas; reportagens para a televisão ou rádio; hotsites e plataformas web; vídeos ou outros meios físicos ou virtuais, desde que o acesso ao trabalho seja público. As inscrições vão até 1° de outubro.

A Comissão Organizadora premiará 1 (um) trabalho indicado pelo júri em cada categoria com R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

A edição de 2020 será organizada pela Open Knowledge Brasil e a Transparência Brasil, organizações sem fins lucrativos, que compõem a Comissão Organizadora. A premiação tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O prêmio tem abrangência nacional e recebe inscrições em quatro categorias:
– Investigação guiada por dados
Descobertas inéditas e novos conhecimentos. Aqui, buscamos trabalhos de alto impacto social que apliquem análise de dados para jogar luz sobre tópicos de interesse público.
Visualização
Dados podem ser lindos e informativos! Nesta categoria, vamos julgar quanto a visualização é capaz de comunicar os principais achados jornalísticos e de envolver o público e sua usabilidade em várias plataformas.
– Inovação em jornalismo de dados
Indo além: esta categoria é para trabalhos de jornalismo de dados que experimentem com novas tecnologias ou formatos inovadores.
Dados Abertos
Jornalismo de código aberto: aqui, o foco está nas práticas de transparência, seja pela utilização de mecanismos como a Lei de Acesso à Informação, pela estruturação ou disponibilização das bases de dados utilizadas, documentação de metodologia ou publicação dos scripts e softwares envolvidos no trabalho, uso de licenças abertas etc.

Inscrições
A participação no Prêmio é aberta a qualquer pessoa que cumpra os requisitos abaixo:
– Tenha publicado trabalho jornalístico em qualquer meio (digital, impresso, TV, rádio) entre 9 de setembro de 2019 e 1º de outubro de 2020;
– No momento da inscrição, possua vínculo de trabalho ou autorização formal da organização que produziu o conteúdo inscrito no prêmio;
– Não participe do júri ou tenha cargos de qualquer natureza nas organizações que compõem a Comissão Organizadora;
– Não são elegíveis trabalhos produzidos por assessorias de imprensa, trabalhos de conteúdo patrocinado (branded content) financiados por organizações comerciais ou trabalhos com participação direta de integrantes do júri na equipe.
– Podem ser enviados trabalhos em equipe, que envolveram mais de uma pessoa ou organização. A inscrição deverá ser feita por uma pessoa responsável pelo trabalho, que deverá incluir os demais membros e organizações no campo apropriado.
Os(as) finalistas são responsáveis por estarem presentes na cerimônia de entrega da premiação, que ocorrerá online, no dia 7 de novembro de 2020.
Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail: escoladedados@ok.org.br
Acesse aqui para realizar a inscrição.