Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gabo; festival será online em 2020

festival gabo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gabo; festival será online em 2020

A Fundação Gabo anunciou a abertura de inscrições para a oitava edição do Prêmio Gabo. Este ano, o Festival Gabo, o mais importante festival de jornalismo ibero-americano, será virtual entre novembro e dezembro. As datas e formatos do evento serão anunciados em breve.

O Prêmio Gabo reconhecerá trabalhos apresentados em todos os gêneros jornalísticos e meios de comunicação que tenham sido publicados pela primeira vez entre 1º de abril de 2019 e 30 de junho de 2020. As inscrições estarão abertas até 5 de outubro.

A premiação reconhecerá o papel indispensável do jornalismo que combina narrativas inovadoras e pesquisas rigorosas para explicar e ajudar a entender as mudanças estruturais em nossas sociedades, e que fornecem informações necessárias, muitas vezes urgentes, para salvar vidas.

As quatro categorias são imagem, cobertura, texto e inovação. Podem ser indicados texto, vídeo, fotografia, documentário, rádio, podcast, obras gráficas ou animações apresentadas por uma pessoa ou equipe. Os vencedores deste reconhecimento serão anunciados no Festival Gabo.

Crédito: Fundação Gabo
O que os vencedores ganham
Os autores dos trabalhos vencedores em cada uma das quatro categorias do concurso receberão:
– 35 milhões de pesos colombianos.
– Uma cópia da escultura ‘Gabriel’, do artista colombiano Antonio Caro.
– Os dois finalistas em cada categoria do concurso receberão 8 milhões de pesos colombianos.
Última edição 
Em sua sétima edição, o Prêmio Gabo recebeu 10.727 trabalhos, entre os quais 41 vencedores de 15 países foram selecionados nas categorias concurso e excelência, que são referência para o jornalismo na região.

O Prêmio Gabo e o Festival Gabo prestam uma homenagem permanente a Gabriel García Márquez e seu legado como jornalista, empresário e cidadão preocupado com os problemas sociais.

Inscreva-se aqui para o Prêmio Gabo 2020.