Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gabo; festival será online em 2020

festival gabo

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gabo; festival será online em 2020

A Fundação Gabo anunciou a abertura de inscrições para a oitava edição do Prêmio Gabo. Este ano, o Festival Gabo, o mais importante festival de jornalismo ibero-americano, será virtual entre novembro e dezembro. As datas e formatos do evento serão anunciados em breve.

O Prêmio Gabo reconhecerá trabalhos apresentados em todos os gêneros jornalísticos e meios de comunicação que tenham sido publicados pela primeira vez entre 1º de abril de 2019 e 30 de junho de 2020. As inscrições estarão abertas até 5 de outubro.

A premiação reconhecerá o papel indispensável do jornalismo que combina narrativas inovadoras e pesquisas rigorosas para explicar e ajudar a entender as mudanças estruturais em nossas sociedades, e que fornecem informações necessárias, muitas vezes urgentes, para salvar vidas.

As quatro categorias são imagem, cobertura, texto e inovação. Podem ser indicados texto, vídeo, fotografia, documentário, rádio, podcast, obras gráficas ou animações apresentadas por uma pessoa ou equipe. Os vencedores deste reconhecimento serão anunciados no Festival Gabo.

Crédito: Fundação Gabo
O que os vencedores ganham
Os autores dos trabalhos vencedores em cada uma das quatro categorias do concurso receberão:
– 35 milhões de pesos colombianos.
– Uma cópia da escultura ‘Gabriel’, do artista colombiano Antonio Caro.
– Os dois finalistas em cada categoria do concurso receberão 8 milhões de pesos colombianos.
Última edição
Em sua sétima edição, o Prêmio Gabo recebeu 10.727 trabalhos, entre os quais 41 vencedores de 15 países foram selecionados nas categorias concurso e excelência, que são referência para o jornalismo na região.

O Prêmio Gabo e o Festival Gabo prestam uma homenagem permanente a Gabriel García Márquez e seu legado como jornalista, empresário e cidadão preocupado com os problemas sociais.

Inscreva-se aqui para o Prêmio Gabo 2020.