Expedicionário Justino Pires de Arruda comemora 102 anos


Hoje, dia 12 de dezembro, é dia de festa, porque completa mais um ano de vida, o Senhor JUSTINO PIRES DE ARRUDA, filho natural de AMAMBAÍ e adotivo de PONTA PORÃ, cidadão e herói brasileiro, o mais idoso dentre os quatro últimos veteranos da 2a Guerra Mundial, ainda vivos no estado do Mato Grosso do Sul.
Se considerarmos que alcançar os cem anos de idade já é um milagre, o Senhor JUSTINO conseguiu receber, pelo menos, dois: o de ter ultrapassado essa marca, com mais dois anos, e o de ter sido salvo e se recuperado de um ferimento de guerra.
Nascido em 12 DEZ 1919, em AMAMBAÍ – MS, hoje vive em PONTA PORÃ – MS, rodeado pelos seus familiares e amigos, ocasião em que completa os seus 102 anos de uma vida intensa, feliz e repleta de civismo e patriotismo.
Por sua atuação na paz, formou uma bela família, fez muitos amigos e contribuiu com a sociedade.
Durante a 2a Guerra Mundial, integrou o 6o Regimento de Infantaria – Regimento Ipiranga, da Força Expedicionária Brasileira – FEB, entre 02 JUL 1944 até 18 JUL 1945, tendo participado ativamente de diversas batalhas, numa das quais foi ferido em combate, por ação objetiva do inimigo.
Lutou bravamente contra o nazifascismo e derramou o seu sangue nos campos de batalha da Itália.
Por sua atuação na guerra, contribuiu com a liberdade dos povos, com a igualdade entre as nações, com a igualdade entre as pessoas, com a democracia, com a PAZ, e foi condecorado com a Medalha de Campanha da FEB e com a Medalha Sangue do Brasil.
Parabéns, Sr JUSTINO! Abençoado por Deus duas vezes e condecorado pelos homens duas vezes.
Que Deus continue lhe abençoando por muitos mais anos, com muita saúde, muitos sucessos e felicidades, juntamente à sua digníssima família e amigos.
E que os homens lhe sejam sempre gratos, transmitindo de geração para geração, o legado do sacrifício de todos os integrantes da Força Expedicionária Brasileira.

Presidente da ANVFEB / MS: WELLINGTON Corlet dos Santos – Cel R1 CV Lattes: