Facebook apoia projetos para combater desinformação - CLUBE DE IMPRENSA

Facebook apoia projetos para combater desinformação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Facebook apoia projetos para combater desinformação

Facebook anunciou em 4/1 o apoio a dois projetos de news literacy no Brasil para ajudar no consumo de informações na era digital. O primeiro, batizado de Vaza, Falsiane!, é um curso onlinegratuito para o público em geral, especialmente adolescentes, jovens adultos e educadores, contra notícias falsas, ministrado por Ivan Paganotti (MidiAto ECA-USP), Leonardo Sakamoto(PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero).

A segunda iniciativa é o desenvolvimento de um bot no Messenger que orientará as pessoas sobre como trafegar no universo de informações na internet, para que elas próprias possam checar informações. A ideia do bot Fátima – que vem de “FactMa”, abreviação de “FactMachine” – é da plataforma de checagem Aos Fatos, integrante da International Fact-Checking Network.

“Estamos confiantes de que esses dois projetos ajudarão as pessoas no Brasil a tomar decisões mais conscientes sobre o conteúdo que consomem na internet e fora dela”, afirma a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina Cláudia Gurfinkel. “Temos dialogado com academia, agências de checagem, ONGs, empresas de tecnologia e empresas de mídia sobre o que podemos fazer juntos para reduzir a desinformação, e participaremos de mais iniciativas nessa área em 2018”.

Ainda sobre o tema, integrantes de Polícia Federal, TSE e Ministério Público unirão esforços para combater a proliferação de notícias falsas durante as eleições deste ano. A proposta é formar um grupo de trabalho para combater o problema. O assunto fez parte da discussão das regras para o pleito de outubro e foi uma demanda do presidente do TSE Luiz Fux.

Da redação Mateus Corrêa com informações ABI