O Facebook tem trabalhado para criar e aprimorar ferramentas de boletins informativos (as conhecidas newsletter) para jornalistas e escritores independentes, de acordo fontes do The New York Times.
A ideia da plataforma é oferecer mais serviços e recursos a esses profissionais freelance para ajudá-los a aumentar o número de seguidores e organizar suas listas de e-mail, bem como a criar assinatura paga de conteúdo para que eles consigam ganhar dinheiro com seus boletins informativos.
A ferramenta está em estágio inicial e, segundo o jornal, faria parte do Projeto de Jornalismo do Facebook e conta com o apoio do diretor-executivo Mark Zuckerberg e com uma equipe de dezenas de engenheiros. O projeto também tem a intenção de dar acesso a fontes de notícias mais legítimas.
O nicho de boletins informativos está em crescimento. A start-up Substack atraiu um público crescente com um software que permite aos escritores publicar e distribuir boletins informativos gratuitos e pagos por e-mail para seus seguidores. Em troca, a empresa recebe uma parte nominal das vendas de assinaturas do escritor.
Outro serviço de software de boletim informativo, o Revue, foi comprado pelo Twitter, segundo anunciou a plataforma.
“Queremos fazer mais para apoiar os jornalistas independentes e especialistas que estão construindo negócios e públicos online”, disse Campbell Brown, vice-presidente de parcerias de notícias globais do Facebook ao NYT. “Estamos explorando maneiras de ajudá-los a se beneficiar dos produtos de notícias que criamos, como Facebook News e assinaturas, ao mesmo tempo em que construímos novas ferramentas para complementar o que os jornalistas já consideram úteis”, completou.
Ainda segundo o NYT, os executivos do Facebook acreditam a plataforma melhorou as relações com as principais editoras, mas ainda não desenvolveu uma maneira de convencer escritores individuais a publicar seus trabalhos por meio dele.
Não há data definida para o lançamento do serviço, mas a previsão é ainda este ano.