Facebook vai financiar projeto de capacitação de jornalistas para a imprensa regional

Redação Portal IMPRENSA

O Facebook assinou acordo com o Conselho Nacional para a Formação de Jornalistas no Reino Unido (NCTJ na sigla em inglês) e vai doar 5,8 milhões de euros para o financiamento de um programa de capacitação de jornalistas em mídias locais. O investimento beneficiará o Projeto de Notícias da Comunidade.

Crédito: Reprodução Logo Facebook

O programa deverá preparar e contratar 80 jornalistas para atuar na imprensa regional. “Estamos muito orgulhosos de apoiar a sustentabilidade do jornalismo regional de qualidade ao supervisionar a contratação de jornalistas locais e garantir que estejam devidamente capacitados e qualificados”, disse Joanne Butcher, diretora-executiva do NCTJ. A entidade será responsável pela supervisão do programa.

Em comunicado, o Facebook declarou: “Reconhecemos o importante papel que o Facebook desempenha na forma como as pessoas recebem suas notícias hoje e queremos fazer mais para apoiar os editores locais”. A empresa ressaltou ainda que os leitores querem ver notícias que importam para eles. “Os jornais regionais mantêm as pessoas informadas de tudo o que acontece em uma comunidade, mas também desempenham um papel vital na prestação de contas dos conselhos e instituições locais”, acrescenta a nota.

O processo de seleção dos participantes do projeto está previsto para começar em 2019.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book