O Facebook vai retirar da rede alegações falsas ou teorias de conspiração sobre o coronavírus, que foram sinalizadas pelas principais organizações e autoridades de globais de saúde e podem causar danos às pessoas que acreditam nelas.
O anúncio foi feito em um post em seu blog na quinta-feira (30/01). A ação visa apoiar o alerta feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que declarou o coronavírus uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
“Estamos fazendo isso como uma extensão de nossas políticas para remover conteúdo que pode causar danos físicos. Isso inclui alegações relacionadas a curas falsas ou métodos de prevenção – como beber alvejante cura o coronavírus – ou afirmações que criam confusão sobre os recursos de saúde disponíveis”, diz a nota.
Entre as ações para combater a desinformação está a capacitação de pesquisadores líderes da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e da Universidade Nacional Tsing Hua, em Taiwan. “Realizaremos varreduras proativas para encontrar e remover o máximo possível desse conteúdo”, informa.
Quando forem encontradas informações erradas, a disseminação será limitada no Facebook e no Instagram. As pessoas que já compartilharam ou estão tentando compartilhar fake news vão receber notificações avisando que o conteúdo foi verificado.