Facebook vazou dados para marcas de celular

Após relatos recentes de usuários de que o Facebook têm coletado o histórico de chamadas telefônicas e de SMS, a empresa respondeu que apenas recolhe essa informação de usuários que deram permissão, destacou a ABI – Associação Brasileira de Imprensa.

A rede social afirmou que “nunca vendeu esses dados, e esse recurso não coleta o conteúdo de suas mensagens de texto ou chamadas. Os próprios internautas liberaram acesso a essas informações, mas que os dados estão seguramente armazenados”.

A tentativa da empresa de amenizar a situação ocorre depois de usuários baixarem os dados que a rede social armazenava sobre eles e se surpreenderem com a extensão das informações coletadas. Eles descobriram que o estoque continha não só histórico mas também dados de mensagens enviadas e recebidas pelo celular. Essas não são informações do conteúdo da mensagem, mas dados adicionais, como nomes de contatos, números de telefones, duração de cada ligação e dia e horários de ligações.