O frio vai chegar realmente em todo o estado no fim de semana. Na capital, a previsão também é de chuva.
Por Gabrielle Tavares, g1 MS — Campo Grande
Céu em Ponta Porã nesta terça-feira (23) — Foto: Martim Andrada
Uma frente fria começou a “dar as caras” em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (23) e será responsável pelo primeiro frio do ano no estado. Em Ponta Porã, os termômetros registraram uma queda de 7 °C no início da tarde de hoje: passou de 30 °C para 23 °C, em menos de uma hora.
A meteorologista Stefanie Tozzo explicou que a presença de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai formou nuvens carregadas que avançam para o estado. No entanto, a maioria das cidades continuará quente ainda nesta terça. Ponta Porã foi a primeira a sentir os efeitos da onda de frio porque fica posicionada ao sul do estado.
A virada mais significativa será mesmo entre a sexta-feira (24) e o final de semana. Segundo Stefanie, uma nova frente fria vai se formar sobre o Sul do Brasil e vai avançar rápido em direção ao Centro-Oeste.
“Esta frente fria é forte e além de chuva forte vai provocar uma queda de temperatura muito acentuada no estado”, destacou.
Chuva em Campo Grande. — Foto: Ariovaldo Dantas
Até segunda-feira (27), ventos frios de origem polar e ausência de sol vão manter a sensação de frio constante. No sul de MS, as temperaturas podem ficar abaixo dos 10 °C.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ainda não choveu este mês em Campo Grande. A média de chuva para maio é de 88 mm e só no fim de semana poderá chover 63 mm, de 23 a 27 de maio.