Fundação oferece 50 mil dólares para projetos de mídia

Entidade busca investir em projetos de liberdade de informação e mídia independente. Ação é promovida pela Fundação Nacional para a Democracia (NED)

A Fundação Nacional para a Democracia (NED) está na reta final do prazo de inscrições para seu programa de subsídios. A entidade receberá inscrições até sexta-feira, 22. Ao todo, serão oitentas projetos contemplados, com benefícios, em média de 50 mil dólares. A organização reforça que o objetivo da ação é fortalecer trabalhos em prol das instituições democráticas. A liberdade de informação e mídia independente estão inseridas nesse contexto.

“O NED financia somente organizações não governamentais, que podem incluir organizações cívicas, associações, imprensa independente e outras organizações similares”. É o que informa a fundação em seu site oficial. A entidade garante que projetos encubados por universidades públicas também podem concorrer à bolsa. Os responsáveis pelo programa avisam que os concorrentes devem conter propostas de atividades locais e independentes. Também é obrigatório não ter ligação com a política partidária.

Além de reforçar o interesse em investir em projetos dentro do nicho “liberdade de informação e mídia independente”, o NED lista outros nove temas que podem ser prestigiados neste ano:

• Promover e defender os direitos humanos e o estado de direito
  • Fortalecer os ideais e valores democráticos
  • Promovera responsabilidade e transparência
  • Fortalecer as organizações de sociedades civis
  • Fortalecer as instituições e os processos políticos democráticos
  • Promover a educação cívica
  • Apoiar a resolução de conflitos democráticos
  • Promover a liberdade de associação
  • Fortalecer uma economia de mercado de ampla cobertura

Como se inscrever

Os profissionais brasileiros com projetos relacionados à liberdade de informação ou à mídia independente podem se inscrever no programa por meio do site do NED. Os interessados terão de criar conta (gratuita) como usuário da fundação internacional. Os comunicadores e demais profissionais, se preferirem, devem enviar todos os materiais necessários para o e-mail [email protected] Os requisitos obrigatórios para a inscrição estão presentes na página online do NED.