Festa que nasceu no Paraguai se espalhou pelo Brasil e virou tradição em Ponta Porã (MS). Foliões saem na rua com bexigas cheias de água e arremessam um no outro.
Por g1 MS e TV Morena
Em Ponta Porã (MS), na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, o Carnaval é marcado por uma tradição: a Guerra D’água. Foliões foram às ruas para arremessarem bexigas cheias de água um nos outros.
A guerra é evento tradicional que anima os carnavalescos há 50 anos. “Essa tradição já vem do meu pai, que a gente enchia balãozinho no Paraguai. Meu pai trazia a gente na matinê para pular, e agora eu passei para o meu filho, desde pequenininho. Na barriga, ele brincava”, relata a dona de casa Cinthia Dias.
A tradição nasceu no Paraguai, mas atualmente ocorre nos dois lados da fronteira. A festa é assim há cinco décadas e os foliões não enjoam, mesmo que eles gastem horas enchendo os balões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/C/C/0BAAG7QC2b4CEyU0bo7w/whatsapp-image-2024-02-13-at-19.00.45-1-.jpeg)
Foliões vão para rua com bexigas cheias de água. — Foto: TV Morena/Reprodução
“Três dias para encher, sem parar. Foi complicado, mas estamos aí”, conta o estudante Pedro Peralta, que todo ano faz isso.
Quem andou pela cidade nesta terça-feira encontrou várias caminhonetes repletas de balões. O pessoal forra a carroceria com lona, com vários balões d’água. Tem folião que vai abastecido com mais de 10 mil balões.
“É maravilhoso, top demais. Que continue todos os anos”, enfatiza o empresário Rogério Luís da Silva, que costuma levar as crianças para brincar todos os anos no Parque dos Ervais.