Clube de Imprensa

Guia orienta na produção conteúdo com mobile

O estrategista digital e comunicador Torben Stephan foi o responsável pela edição do manual. Segundo ele, o jornalismo mobile ou móvel (mojo) é um novo fluxo de trabalho para contar histórias na mídia e está se tornando cada vez mais popular por vários motivos.

Primeiro porque é barato: com apenas um telefone de US$ 200 (R$ 744,74, na cotação de 29 de maio) e um kit de microfone e tripé de U$$ 30 (R$ 111,71, na cotação de 29 de maio), você está pronto para produzir conteúdo.

Outra vantagem, é que o celular é rápido e flexível, de acordo com Stephan, e oferece diversos recursos gratuitos para serem utilizados. “Você pode gravar, editar e transmitir um vídeo com apenas um dispositivo. O celular também é mais seguro para contextos complicados, já que todos estão acostumados a ver pessoas usando seus telefones em todas as situações. Além disso, o celular está sempre com você’.

Para Stephan, o desafio do projeto foi compartilhar o conhecimento sobre jornalismo móvel com jornalistas que estão prontos para reportar e publicar sobre contextos locais. Depois de muita conversa, a equipe decidiu que um manual on-line seria a melhor opção.

A aposta deu certo. Durante sua primeira semana após o lançamento, o manual recebeu mais de 60.000 visitantes únicos.

O manual é gratuito e de código aberto. A versão original está em inglês, mas a equipe está aberta para pessoas que queiram se voluntariar para traduzi-lo para outros idiomas.

O guia traz uma rápida introdução ao jornalismo móvel e um guia sobre os aplicativos e equipamentos que ajudam profissionais a fornecer vídeos de qualidade produzidos com seus telefones.

Ele também tem seções com informações mais específicas, como a de storytelling visual, com textos e vídeos sobre como encontrar uma história, explorar um local, construir uma narrativa e criar recursos visuais poderosos.

Outra seção, sobre filmagem, tem informações detalhadas sobre todos os aspectos técnicos que você precisa se preocupar, incluindo áudio, luz, qualidade e definição da filmagem.

Além de capítulos com orientações sobre edição, vídeos sociais e transmissão ao vivo, e uma seção intitulada saiba mais, onde é possível encontrar uma lista completa de recursos – incluindo artigos, documentos, comunidades digitais, dicas, links e treinamento –  para obter mais informações sobre o tópico.

Pular para o conteúdo