Herdeiro do Wall Street Journal vai financiar hub sobre clima em agência de notícias

Redação Portal IMPRENSA

James Murdoch, filho do magnata Rupert Murdoch, dono do Wall Street Journal, está preparando um investimento milionário para a instalação de um hub de notícias sobre o clima dentro da agência de notícias internacional AP.

Ao lado da esposa, Katryn, o milionário quer expandir os negócios da família no ramo da comunicação.
Crédito: Gilberto Soares/MMA
Globo terrestre; Terra
Novo hub da AP sobre clima será financiado por Murdochs
Segundo o site Axios, o investimento bancaria uma equipe de 20 repórteres, focado neste tipo de cobertura. O orçamento viria de diversos doadores. O aporte inicial deve ser da Fundação Quadrivium, mantida pelo casal desde 2014, que já investiu em empresas jornalísticas antes.
A empresa trabalha para o avanço do debate sobre a democracia, tecnologia e sociedade, mudanças climáticas, e saúde dos oceanos.
Atualmente, já existe dentro da AP uma equipe que cobre as mudanças e efeitos climáticas. O time, no entanto, passará por uma expansão. A agência afirma que está aberta a novas parcerias, desde que isso não influencie na liberdade jornalística e na independência editorial.
O casal James e Kathryn já doou 5 milhões de dólares para o financiamento de mídias locais por meio do Projeto de Jornalismo Americano. O milionário realiza outros investimentos no ramo da comunicação e dos veículos de imprensa pela companhia Lupa System.
Em 2020, ele anunciou a saída do conselho da News Corp, que controla o WST, por divergências sobre determinado conteúdo editorial publicado pelos meios de comunicação da empresa.”