Idec e Abraji realizam encontro com jornalistas sobre alimentação saudável

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor(IDEC) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizam na próxima quinta-feira, 20.mai.2021, um webinar para discutir os desafios da cobertura jornalística sobre alimentação saudável. Durante o evento, será lançado o guia “Alimentação em Pauta” voltado para profissionais de comunicação que cobrem o tema e necessitam de orientações baseadas na ciência e na indicação de especialistas.

O encontro busca ampliar a discussão sobre a influência da alimentação em diferentes esferas, como na saúde, no meio ambiente enas relações sociais, a partir de informações científicas contempladas no guia. O material, produzido pelo IDEC, toma como base o Guia Alimentar para a População Brasileira – documento do Ministério da Saúde considerado uma das maiores referências sobre o tema, inclusive internacionalmente.

Colaboram também os nutricionistas do Instituto, que se dedicam ao assunto visando à saúde dos brasileiros e ao aprimoramento das políticas públicas com este fim.

“O Guia também apresenta o cenário histórico da alimentação dos brasileiros, que mostra um processo de transição nutricional, erros e acertos, a influência da agroindústria, bem como as principais pesquisas a respeito do tema”, conta Laís Amaral, pesquisadora e nutricionista do Idec, uma das responsáveis pela publicação.

Organizada em sete capítulos, a publicação aborda as políticas públicas mais importantes relacionadas à alimentação. Além disso, o guia conta com exemplos de matérias para debate, sugestões para a ampliação da abordagem jornalística, dados atuais sobre a alimentação dos brasileiros, a relação do aumento do índice de doenças crônicas não transmissíveis com o consumo de produtos ultraprocessados, entre outros temas.

O webinar será mediado pela jornalista Katia Brembatti, da Abraji, com participação de Laís Amaral, Jéssica Ribeiro, ambas do IDEC, e dos jornalistas Thais Manarini, da Veja Saúde e João Peres, do portal O Joio e o Trigo. O encontro é virtual e gratuito, para conferir, basta acessar este link.

Após o evento, o Guia Alimentação em Pauta estará disponível para consulta e download nos sites do Idec e da Abraji.