Inaugurada a reforma e ampliação do Posto Policial de Sanga Puitã

20160521_111020[1]
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Inaugurada a reforma e ampliação do Posto Policial de Sanga Puitã

20160521_111019[1] 20160521_102850[1] 20160521_110324[1] 20160521_111020[1] 20160521_110957[1] 20160521_103916[1]Comunidade unida trabalhando para o resgate da Segurança Pública no Distrito de Sanga Puitã em Ponta Porã

Lile Corrêa*

Autoridades brasileiras e paraguaias participaram na manhã deste sábado, dia 21 de maio, da solenidade de inauguração da reforma e ampliação do Posto Policial de Sanga Puitã que através da mobilização da comunidade e dos policiais militares conseguiram apoio e doações da sociedade, empresários, Governo Municipal e Estadual para a reforma completa do prédio e hoje a população do distrito conta com policiamento 24 horas por dia, sendo que os policiais militares tem um local apropriado para a realização do seu trabalho de segurança pública.

O Cabo PM Alfredo Cáceres, Comandante do 2º Grupamento do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Policia Militar em Sanga Puitã recepcionou as autoridades civis e militares na solenidade.

Na solenidade esteve presente o Comandante de Área 1, Tenente Coronel QOPM Aroldo Luiz Estevão acompanhado do Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel QOPM Waldomiro Centurião Machado.

Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade estiveram o Chefe da Policia Nacional em Sanja Puitã (Paraguai), Sub Comissário Jhony Sanches, vereador Marcelino Nunes de Oliveira, Tenente Coronel PM Givaldo Mendes de Oliveira Sub Comandante CPA 1, Major PM Mauro Cesar Sales Ormai Sub Comandante 16º BPM de Fátima do Sul, Sub Tenente PM Wilson Larroque Comandante em exercício da Guarda Civil Municipal de Ponta Porã, Professor Adir Teixeira, Coordenador Regional da Casa Civil Região Fronteira, Professora Dulce Manosso representante da Secretaria de Estado de Educação, Dr. Marcelo Menezes Advogado da ACS PM e BM/MS, Tenente Coronel PM Ulisses Cesar Alcaras Secretário Municipal de Segurança Pública representando o prefeito Ludimar Novais, jornalista Carlos Monfort do Jornal Regional.

Pronunciamentos

De acordo com Marcelino Nunes “todos contribuíram para a realização dessa reforma e ampliação, inclusive os policiais militares sob o comando do Cabo PM Alfredo, que realizavam uma dupla jornada de serviço, com serviços braçais na obra e no policiamento ostensivo e preventivo do Distrito, é uma conquista de todos”.

“Nós agradecemos as pessoas, reconhecemos que a situação do prédio era ruim, nós citamos que houve uma melhora, lembramos das pessoas que colaboraram com a obra, estou com 29 anos de Policia e não é a primeira vez que vejo policiais melhorando o seu local de trabalho, por isso de hoje pra frente nós vamos continuar esta luta em favor da sociedade, porque a gente de bem vai vencer esta luta”, afirmou Tenente Coronel QOPM Aroldo Luiz Estevão.

Secretário Municipal de Segurança Pública, Tenente Coronel PM Ulisses Cesar Alcaras mencionou “em nome do prefeito Ludimar Novais reafirmamos o nosso apoio a Policia Militar que poderá sempre contar com a administração municipal para todas ações que beneficiam a população na área da segurança pública”.

“Quero agradecer pelo apoio, pelo carinho e credibilidade depositado na Policia Militar para que nós chegássemos aqui nesse momento que é a entrega desta obra de fato e de direito”, salientou o Tenente Coronel QOPM Waldomiro Centurião Machado.

O Destacamento da Policia militar do Distrito de Sanga Puitã foi ativado pela primeira vez em 3 de agosto de 1984, tendo como primeiro comandante o Cabo PM Antônio Morato de Moura. Na gestão do Cabo PM Marcos Augusto Barbosa foi construído o local.

No mês de dezembro de 2012 o GPM de Sanga Puitã fechou suas portas e a sede do 4º BPM em Ponta Porã passou a atender as ocorrências. O local foi alvo de vândalos que depredaram e destruíram as instalações do prédio, sendo que no mês de agosto de 2015 teve início a reconstrução e ampliação do GPM que contou com a colaboração de órgãos públicos empresas e da população, inclusive os policiais militares sob o comando do Cabo PM Alfredo que trabalharam na obra.