Inaugurada estação radar de Ponta Porã (MS)

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Essa é a terceira estação instalada no Mato Grosso do Sul com equipamentos de alta tecnologia que tornam mais efetivo o combate ao tráfego aéreo ilícito

Inaugurada estação radar de Ponta Porã (MS)

A estação é equipada com um radar primário de longo alcance e um secundário – Foto: Isac Nóbrega/PR

A vigilância do espaço aéreo na região de fronteira foi reforçada com a inauguração, nesta quarta-feira (30), de uma nova estação radar de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro(SISCEAB), em Ponta Porã (MS). O equipamento ampliará a vigilância e combate ao tráfego aéreo ilícito e ao tráfico de drogas e armas com foco na região Centro-Oeste do Brasil.

O Presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de inauguração promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB) e, junto a autoridades, acionou o funcionamento da estação radar de Ponta Porã. Em seguida, o Presidente fez contato via rádio com o tripulante de uma aeronave de caça e simulou o comando de interceptação a um veículo não autorizado em sobrevoo no espaço aéreo brasileiro.

“Parabéns por ser a primeira aeronave de defesa aérea controlada através do novo radar de Ponta Porã. Neste momento, temos a certeza de que a fronteira do espaço aéreo brasileiro se torna mais segura com a vigilância constante da nossa Força Aérea”, afirmou o Presidente Jair Bolsonaro ao iniciar a conversa com o comandante da aeronave.

Cerimônia de Inauguração da Estação Radar de Ponta Porã. Foto: Isac Nóbrega/PRCom mais essa estação, o Brasil passa a contar com uma vigilância aérea que cobrirá toda a fronteira do Mato Grosso do Sul junto aos países vizinhos. A estação tem recursos e equipamentos de alta tecnologia permitindo que sejam interceptadas tanto aeronaves com velocidade baixa ou nula, como helicópteros, ou com velocidade e capacidade de manobra elevadas, como aviões de caça. Desse modo, as ações de interceptação serão executadas de forma mais efetiva evitando a entrada de ilícitos por via aérea.

Terceira estação radar

A entrada em operação da Estação Radar de Ponta Porã finaliza o processo de aquisição e instalação de novos radares de defesa aérea e controle do tráfego aéreo, fruto da parceria celebrada no fim de 2018 entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A estação radar de Ponta Porã é a terceira a ser implantada. As localidades de Porto Murtinho (MS) e Corumbá (MS) já contam com estações radares plenamente operacionais.

Tecnologia

A estação é equipada com um radar primário de longo alcance e um secundário capazes de detectar aeronaves cooperativas e não-cooperativas e incorpora funcionalidades como as medidas de proteção eletrônica e desempenho de precisão e detecção dos alvos.

O radar primário, por exemplo, tem alcance de até 450 quilômetros e medidas de proteção eletrônica que permitem a operação mesmo sobre ataque de interferência eletrônica. Ainda tem a capacidade de identificar a altitude dos alvos.