Iniciativas divulgam informações sobre a Covid por meio de análise de dados

SP Covid
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Iniciativas divulgam informações sobre a Covid por meio de análise de dados

Redação Portal IMPRENSA

Diferentes iniciativas coletam e divulgam dados sobre a pandemia de coronavírus no país.
Além da análise de dados, grupos de jornalistas, matemáticos e cientistas monitoram em tempo real os casos de coronavírus no Brasil.
O Portal Imprensa selecionou alguns destes projetos.

Confira:

Crédito: SP Covid-19 Info Tracker
A Folha passou a informar o estágio da pandemia em cidades, estados e no geral do país por meio de reportagens, infográficos e uma página interativa.
O modelo estatístico foi desenvolvido pelos pesquisadores da USP Renato Vicente e Rodrigo Veiga
Desenvolvido pelo jornalista Marcelo Soares, o Lagom Data acompanha a evolução dos casos de novo coronavírus no Brasil por meio de gráficos interativos.

O espaço é atualizado desde 9 de março de 2020 com informações das Secretarias Estaduais de Saúde, e fornece informações detalhadas por município.

Criado por Fábio Rehm, o projeto monitora publicações oficiais relacionadas a COVID-19 no Brasil. O propósito é agregar informações relacionadas à pandemia da COVID-19 publicadas por instituições governamentais variadas de diversas localidades num único portal de notícias.
O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa independente, fruto da colaboração entre pesquisadores com o desejo de contribuir para a disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas.
O projeto disponibiliza à sociedade, veículos de mídia, comunidade científica e entidades governamentais informações acuradas e detalhadas sobre o avanço diário da COVID-19 no estado de São Paulo. As informações são coletadas em “tempo real” e, então, atualizadas diariamente na plataforma on-line.

Os responsáveis são pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC) da USP,  e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).