Lideranças da fronteira de MS apresentarão Plano de Desenvolvimento para região

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Foram oito encontros do projeto LIDER, do Sebrae, que ajudaram a traçar um planejamento para potencializar setores estratégicos da economia 

O Movimento Fronteiras da Inovação e o Sebrae/MS lançam no dia 20 de novembro, terça-feira, o Plano de Desenvolvimento da região Fronteira de Mato Grosso do Sul, idealizado durante os encontros do projeto LIDER. O evento aberto para toda a comunidade acontece em Ponta Porã, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez (R. Baltazar Saldanha, 1550), às 19 horas.

Desde fevereiro, os participantes se reúnem para tratar da integração e estruturação de ações nos territórios. Foram oito encontros realizados para construir a identidade do grupo e traçar os eixos estratégicos da economia a serem trabalhados na região. São eles: Educação e Tecnologia, Turismo, Agronegócios e Relações Internacionais. Na apresentação, será abordado todo o planejamento que fizeram para estes setores, com prazos de atuação, etapas de elaboração, estimativa de custos e outros.

O Movimento Fronteiras da Inovação é responsável por alinhar essas demandas locais, mantendo a convergência das políticas públicas municipais e de fomentos estaduais e nacionais voltados ao empreendedorismo.

O projeto

Idealizado pelo Sebrae, o LIDER tem como objetivo preparar lideranças dos setores público e privado – com o envolvimento de representantes de diversos segmentos, como bares, restaurantes, hotelarias, ONGs e outros – para serem responsáveis por identificar as demandas locais e agir com foco no desenvolvimento econômico sustentável.

O projeto atua com uma metodologia de mobilização que trabalha as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a Estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Os municípios que compõem a região Fronteira do MS são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Pedro Juan Caballero, Salto del Guairá e Bella Vista.