Clube de Imprensa

Instituto Vladimir Herzog lança campanha para enaltecer espaços que homenageiam jornalista

Redação Portal IMPRENSA
Se estivesse vivo, neste mês de junho o jornalista Vladimir Herzog, que era chamado pelos amigos e colegas de Vlado, completaria 85 anos. Para marcar a data, o Instituto Vladimir Herzog (IVH) lançou nesta segunda-feira (27) a campanha digital “85 anos Vladimir Herzog: espaços de memória”.

A ideia é celebrar a vida e a obra do jornalista nascido na então Iugoslávia e assassinado em 1975 pela ditadura militar brasileira, ressaltando e enaltecendo locais da capital paulista que levam seu nome.

Como parte da campanha, o IVH vai publicar nas suas redes sociais artes e textos informativos explicando a importância desses espaços, que ganharam croquis estilizados pela designer e artista gráfica Gaya Vieira.
Crédito: Reprodução Acervo IVH
Dentre os endereços estão a sede do Instituto Vladimir Herzog, localizada no bairro do Sumaré, a Praça Memorial Vladimir Herzog, localizada atrás da Câmara Municipal de São Paulo, a Escola Vladimir Herzog, localizada em Cidade Tiradentes, a redação Vladimir Herzog da TV Cultura, a rua Vladimir Herzog, localizada no bairro da Água Branca, o Centro Acadêmico Vladimir Herzog da Faculdade Cásper Líbero e o Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
“Queremos que a população brasileira conheça e valorize esses espaços, pois cada um deles representa um momento de nossa história. Todos eles carregam consigo um legado importante para a cultura, a educação, o jornalismo e para os direitos humanos”, diz Rogério Sottili, diretor executivo do IVH.
Com apoio do Itaú Cultural, a campanha também vai convidar o público a conhecer mais sobre Vlado no Acervo Vladimir Herzo, além de iniciar um mapeamento nacional de locais que levam o nome do jornalista. Quem conhecer um lugar/espaço batizado em homenagem a Vladimir Herzog pode enviar as informações para o IVH.
Pular para o conteúdo