Intercom 2020 divulga programação preliminar

intercom programacao
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Intercom 2020 divulga programação preliminar

A Intercom acaba de divulgar a primeira versão da programação do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), a ser realizado em modalidade virtual de 1º a 10 de dezembro de 2020.

Este ano, o congresso terá a organização da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA).

A programação incluirá cerimônia e conferência de abertura, no dia 1º de dezembro, e quatro mesas do 43º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (01 e 02/12), que debaterão o tema central “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”.
O congresso nacional da Intercom também terá o V Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação (02 e 03/12); o VII Encontro Internacional do Colégio de Brasilianistas da Comunicação (03/12); o VI Fórum Socicom-Intercom e a Jornada Beltraniana 2020 (04/12); o Colóquio Acadêmico e o V Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura (05/12); o IV Colóquio Nacional dos Grupos de Pesquisa em Contextos Organizacionais e o IV Fórum de Rádios e TVs Universitárias (07/12); o V Fórum Comunicação e Trabalho (08 e 09/12); e o Fórum de Revistas Científicas (09/12).

Além disso, o Intercom 2020 terá a inauguração de três eventos: o I Encontro Nacional de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social, no dia 8 de dezembro; o I Encontro de Cursos de Comunicação da Bahia, no dia 9.

Crédito: Divulgação Intercom
Convidados confirmados
Entre os convidados já confirmados, pesquisadores de relevo nos cenários nacional e internacional, tais como Délia Crovi Druetta (UNAM-México), Othon Jambeiro (UFBA), Fernando Paulino (UnB/ALAIC), Cicília Peruzzo (UERJ) e Rose Marie Santini (NETLAB/UFRJ) estarão nos debates do Ciclo de Estudos.

O Colóquio Latino-Americano reunirá pesquisadores do Brasil, México, da Argentina, da Bolívia, do Uruguai, da Colômbia e do Chile em torno de temas importantes para a região, tais como comunicação digital, comunicação popular e alternativa e plataformas de comunicação.

 O Encontro de Brasilianistas da Comunicação também terá convidados estrangeiros, com Alberto Pena Rodríguez (UVIGO-Galícia) e Armando Malheiro (UP-Portugal) fazendo a conferência de abertura, além de pesquisadores da Argentina, do Chile, dos Estados Unidos e do Brasil. O jornalista, ex-deputado e pesquisador Jean Wyllys acompanhará Ivana Bentes Oliveira (UFRJ) e Erick Felinto de Oliveira (UERJ) no Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura deste ano.

A programação inclui ainda o evento de lançamento da próxima edição da Revista Iniciacom, no dia 2 de dezembro; as sessões de apresentação de trabalhos dos 34 Grupos de Pesquisa (02 a 10/12) e das oito divisões temáticas do Intercom Júnior (02 a 04/12); as oficinas e os minicursos (02 a 10/12); e o evento de lançamentos de livros Publicom (03 e 04/12). Como já é tradição, o congresso será encerrado com a festa de premiação da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), às 19h30 do dia 10.
Inscrições de trabalho 
 O Intercom 2020 recebe trabalhos para GPs e IJs, bem como propostas de livros a serem lançados no Publicom, até o dia 12 de outubro (com inscrição dos autores até 6 de outubro).

As inscrições de ouvintes seguem até 6 de novembro, podendo ser parceladas em até quatro vezes no cartão de crédito. Associados da Intercom com a anuidade em dia não pagam taxa de inscrição. Além disso, está aberto até 12 de setembro o edital para solicitação de isenção da taxa.

As novidades podem ser acompanhadas no site oficial do Intercom 2020 e também no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Acesse toda a programação preliminar aqui.