A equipe de comunicação e imprensa de Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, será composta integralmente por mulheres. Ele anunciou no domingo (29) os nomes das profissionais que farão parte do escalão técnico do gabinete, e o pioneirismo na história da presidência dos EUA ganhou repercussão em todo o mundo.
A presença feminina e diversidade no governo de Biden já começou pela vice-presidenta, Kamala Harris, filha de imigrantes e defensora de direitos civis. Além dela, como titular da Economia, foi nomeada Janet Yellen; como responsável pela Inteligência Nacional, Avril Haines, e para futura embaixadora na ONU, Linda Thomas-Greenfield.
“Tenho orgulho de anunciar hoje a primeira equipe de comunicações de alto nível da Casa Branca composta totalmente por mulheres. Estas comunicadoras qualificadas e experientes fornecem perspectivas diversificadas e um compromisso compartilhado de reconstruir melhor este país”, declarou o presidente-eleito.
Para a vice Kamala Harris, as nomeadas “expressam o compromisso” da nova administração democrata de “construir uma Casa Branca que reflita o melhor da nação”.
Sete mulheres “diversas e experientes” compõem a equipe. Três são negras. Jen Psaki será a porta-voz. Ela trabalhou em três campanhas presidenciais democratas, foi secretária de Imprensa durante a Administração de Barack Obama (2009-2017), e diretora de Comunicação da Casa Branca e porta-voz do Departamento de Estado.
Kate Bedingfield será a nova diretora de Comunicação da Casa Branca. Ela já trabalhou como diretora de comunicação quando Biden ocupou a vice-presidência, com Obama; também foi diretora-adjunta do departamento e subdiretora encarregada das relações com a mídia.
Elizabeth E. Alexander, ex-procuradora federal e assessora de imprensa de Biden nos primeiros anos de mandato de Obama, será diretora de Comunicação da futura primeira-dama, Jill Biden. Ashley Etienne será diretora de Comunicação de Harris.
Completam a equipe a subsecretária de Imprensa (porta-voz-adjunta), Karine Jean Pierre; a assessora e porta-voz principal de Harris, Symone Sanders; e Pili Tobar, nova subdiretora de Comunicação da Casa Branca.
No Twitter, a chefe da equipe, JenPsaki, escreveu: “Esta é uma equipe de algumas das comunicadoras mais talentosas e testadas em batalha que existem. @KBeds, @K_JeanPierre, @SymoneDSanders, @AshleyEtienne09, @EAlexander, @pilitobar87, que também são todas mulheres, o time mais diversificado da história e também 6 mães de crianças pequenas”.