Jornalismo de Solução gera maior engajamento dos leitores, revela pesquisa

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
Redação Portal IMPRENSA*
Pesquisa recente do Center for Media Engagement, da Universidade do Texas em Austin, indica que o Jornalismo de Solução tende a gerar maiores taxas de engajamento dos leitores.
Segundo a pesquisa, essa prática jornalística oferece uma cobertura abrangente de um problema, propondo soluções, em vez de se concentrar apenas no problema.

A pesquisa revelou que os leitores se sentem mais informados, otimistas e interessados e se envolver com um problema.  Assim, destacou os cinco componentes que mostram um maior engajamento dos leitores com esta prática jornalística:

– Melhor percepção dos leitores sobre a qualidade dos artigos.
– Aumentou a probabilidade de os leitores “gostarem” de um artigo similar no Facebook.
– Maior interesse dos leitores e conhecimento sobre o assunto.
 – Aumento das intenções de ler mais artigos sobre o assunto.
– Aumentou a positividade dos leitores.
– Levou os leitores a acreditar que havia maneiras de abordar efetivamente o problema.

Informações sobre a pesquisa do Center for Media Engagement podem ser acessadas aqui.

Crédito:Divulgação
Workshop
Profissionais interessados nesta prática jornalística terão a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto com o workshop “Jornalismo de Soluções”, com o Lúcio Mesquita, jornalista e consultor da Innovation Media, consultoria internacional especializada em transformação de empresas de comunicação.

O workshop será realizado no dia 25 de setembro, das 10h às 17h30, em São Paulo. O evento faz parte da programação da 5ª edição do MídiaJOR 2019 e é voltado para jornalistas, profissionais de comunicação em cargos de chefia, editores, professores  e estudantes de jornalismo a partir do 3º ano. Mais informações e inscrições aqui.