Jornalismo na pandemia: quais foram as maiores demissões do período?

0DAF0B0D-F195-4FCF-B2D5-51999B64E8D1
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

Jornalismo na pandemia: quais foram as maiores demissões do período?

Durante a pandemia da Covid-19, jornalistas de todo o país foram demitidos. Entre eles, alguns profissionais chamaram atenção por serem figuras amplamente conhecidas, como o caso recente de Rachel Sheherazade. Entre os principais motivos do término dos contratos está a crise econômica decorrente da pandemia e problemas relacionados ao posicionamento político dos profissionais.

Pensando nesse cenário, criamos uma lista com cinco casos famosos de pessoas que perderam seu espaço nas telas — e, em alguns casos, já o conquistaram de volta, em outra emissora de televisão.

Rachel Sheherazade

A jornalista, que ficou conhecida por suas opiniões, foi demitida do SBT na última semana. Apesar de já ter sido notificada sobre o fim de seu contrato, a jornalista (assim como o seu público) foi surpreendida com uma demissão antecipada, enviada por e-mail. Em menos de 24h, Rachel já havia aceitado uma nova proposta com o portal Metrópoles.

Roberto Cabrini

O jornalista, que acumula prêmios Comunique-se, foi comunicado no dia 21 de setembro, que não terá o contrato renovado com o SBT. De acordo com as explicações da emissora, o motivo é o baixo faturamento do programa ‘Conexão Repórter’, o qual ele apresenta e é editor-chefe desde 2010.

Boris Casoy

Na última semana, outra demissão surpreendeu os telespectadores, desta vez, na RedeTV!. O jornalista Boris Casoy deixou de integrar a equipe do canal após uma carreira de quatro anos à frente da apresentação do programa ‘RedeTV News’. Desde o início da pandemia, Casoy está afastado dos estúdios do programa por fazer parte do grupo de risco da Covid-19. Desde então, ele realizou entradas diárias no programa, diretamente de sua casa.

Luís Ernesto Lacombe

Em junho, o jornalista Luís Ernesto Lacombe foi demitido da Band. Segundo anúncio feito pela Band, o motivo foi a reformulação do programa ‘Aqui na Band’, apresentado por ele. Em pouco tempo (agosto), ele já estava de volta às televisões como apresentador do programa ‘Opinião no Ar’, na RedeTV!. Além disso, ele criou um canal no YouTube, no qual debate sobre temas atuais com convidados.

Zeca Camargo

Após 24 anos de carreira na Rede Globo, em maio, o jornalista e apresentador Zeca Camargo foi demitido. O final do contrato entre o profissional e a emissora foi motivado por uma redução de gastos feita este ano, pela Globo. Na época, a emissora emitiu uma nota em homenagem ao período de contribuição dele aos programas que apresentou, como o ‘Fantástico’ e o ‘É de casa’. Após a sua saída do canal, ele foi contratado pela Band, onde é diretor artístico.