Jornalistas cubano e nicaraguense recebem prêmio dedicado a imprensa interamericana

Redação Portal IMPRENSA
Os jornalistas Holmann Chamorro, da Nicarágua, e Henry Constantín Ferreiro, de Cuba, receberam nesta sexta-feira, 1 de outubro, o Grande Prêmio à Liberdade de Imprensa 2021, concedido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que tem sede em Miami.
Ambos foram presos e perseguidos pelos governos de seus países por exercerem seu trabalho como jornalistas.
Ao anunciar os vencedores, Jorge Canahuati, presidente da SIP, disse que Chamorro e Ferreiro “representam a luta e a coragem do jornalismo independente para manter a população informada, apesar das fortes represálias adotadas pelos regimes totalitários de Nicarágua e Cuba contra as vozes críticas e a liberdade de imprensa”.
Crédito: Jorge Torres/EFE
Jornalista nicaraguense Holmann Chamorro está preso desde agosto

Diretor-geral do jornal La Prensa, de Manágua, Chamorro foi acusado de ter cometido lavagem de dinheiro, bens e ativos. Ele está preso desde agosto último pelo governo de Daniel Ortega, que também determinou o fechamento e a ocupação da sede do jornal.

Já o cubano Constantín Ferreiro é editor da revista La Hora, de Cuba. Ele foi detido em julho, quando houve protestos contra o regime cubano. Ferreiro permaneceu sob prisão domiciliar até 23 de agosto e permanece sob cerco constante.
A cerimônia de entrega das 14 categorias dos Prêmios de Excelência em Jornalismo da SIP ocorrerá no dia 21 de outubro ,na Assembleia Geral da SIP.
Chamorro e Constantín Ferreiro são também vice-presidentes regionais do Comitê para a Liberdade de Imprensa e Informação da SIP. Esta é a primeira vez em décadas que dois dirigentes da entidade são presos ao mesmo tempo.