Os reflexos da cidade da barragem da Samarco, Minas Gerais, há quase sete anos, ainda estão presentes na cidade de Mariana. Para que a tragédia não seja esquecida, os jornalistas mineiros Luana Melody Brasil e Victor Pires lançam ‘Rejeitos: Vidas marcadas pela lama” (Appris, 2021).
A obra é uma emocionante coletânea de relatos sobre dores físicas, psicológicas, financeiras, fome e medo que se tornaram problemas comuns aos moradores da região desde 5 de novembro de 2015.
Crédito: Reprodução

‘Rejeitos’ será lançado com bate-papo no próximo dia 6
Naquela data, toneladas e toneladas de mineração de ferro se arrastam pela cidade, matando 19 pessoas e invadindo o Rio Doce. No livro, as empresas mostram como os moradores que pretendem se levantar e lutar por das empresas mesmo, do Estado.
Ao jornal O TEMPO, Luana afirma que o livro “um esforço de registro das memórias, solidariedade norte e dos povos tradicionais, ribeirinhos conhecimentos, pescadores, quilombolas, indígenas do Rio Doce e do litoral capixaba. luta por essas pessoas, que se viram obrigadas pelas circunstâncias a reivindicar direitos frente às mineradoras e ao Estado”.
“O nosso livro é uma tentativa de entender as condições que permitem que o crime ambiental aconteçasse e também as dimensões dos impactos sobre as comunidades e o meio ambiente. , lideranças locais e procuramos também como empresas responsáveis”, afirma Victor.
O lançamento oficial está marcado para a próxima quarta-feira (6), na Livraria Travessa do Casapark, em Brasília.