Julian Assange, fundador do WikiLeaks, é preso em Londres

Por G1

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso nesta quinta-feira (11) pela polícia na embaixada do Equador, em Londres, onde estava refugiado desde 2012.

A prisão aconteceu depois que o presidente equatoriano, Lenin Moreno, suspendeu o asilo que concedia a Assange. Segundo Moreno, o fundador do WikiLeaks violou repetidas vezes os termos acordados para permanência na embaixada. Ele disse que Assange não tinha o direito de “hackear contas privadas ou telefones” e não podia intervir na política de outros países, especialmente aqueles que têm relações amistosas com o Equador.

Fidel Narvaez, ex-cônsul do Equador, disse que Assange foi acusado de invadir a privacidade de Moreno.

Para o WikiLeaks, organização que publica documentos confidenciais de governos e empresas, a decisão do Equador foi “ilegal”.

Assange, de 47 anos, foi levado para uma delegacia do centro de Londres, onde permanecerá até uma audiência com um juiz.

Os policiais do Serviço de Polícia Metropolitana informaram que entraram na embaixada após um pedido do embaixador equatoriano, de acordo com a agência Reuters.

Van da polícia é vista do lado de fora da embaixada equatoriana depois que o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso pela polícia britânica, em Londres, nesta quinta-feira (11)  — Foto: Peter Nicholls/ Reuters

Van da polícia é vista do lado de fora da embaixada equatoriana depois que o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso pela polícia britânica, em Londres, nesta quinta-feira (11) — Foto: Peter Nicholls/ Reuters

Assange se refugiou na embaixada do Equador em 2012 para evitar ser extraditado para a Suécia, onde ele enfrentava um processo por abuso sexual. O caso foi arquivado em 2017.

Ele mantinha a sua condição de asilado, no entanto, porque há um processo contra ele na Inglaterra, por falta de pagamento de fiança, e uma ação nos EUA pela divulgação feita pelo WikiLeaks de documentos sigilosos.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book