Lançado no Brasil, Projeto Credibilidade estabelece indicadores de transparência e confiabilidade

Redação Portal IMPRENSA*

O Brasil é o mais novo integrante oficial do Trust Project, o Projeto Credibilidade. Atualmente, mais de 100 organizações noticiosas participam da iniciativa no mundo. O Projeto está presente na Europa, Canadá, Estados Unidos e em breve chegará também a Hong Kong e à Austrália. Oito empresas nacionais de mídia já aderiram ao programa.

Crédito: Reprodução

Agência Lupa, Agência Mural, Folha de S. Paulo, Nexo Jornal, O Povo e Poder 360 já se adequaram aos padrões estabelecidos. Jornal do Commercio e Nova Escola estão em processo de implementação.

O Projeto Credibilidade estabelece três indicadores indispensáveis de confiabilidade, o Mínimo Protocolo Viável (MVP), à produção jornalística. São eles: melhores práticas (informações sobre o veículo, seus proprietários, sócios, patrocinadores, sua missão e compromissos éticos), expertise do autor/repórter (detalhes sobre o jornalista responsável nas matérias), identificação do tipo de matéria (opinião, análise, reportagem, conteúdo patrocinado ou outro).

Diretora-executiva do Trust Project, Sally Lehrman, veio ao Brasil participar do lançamento, realizado em São Paulo. “Os jornais adotantes deixaram de lado a concorrência para apoiar o jornalismo, destacando seus valores”, disse durante o evento realizado ontem (8), no auditório do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O projeto tem parceria do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e da Unesp e apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). No Brasil, a iniciativa é coordenada por Angela Pimenta e Francisco Belda.

“Nosso projeto se assemelha a informar os dados nutricionais da notícia, o visa informar o que está por trás das notícias e da organização que as produz. Transparência e prestação de contas são a melhor resposta que o jornalismo brasileiro pode oferecer contra desafios como desinformação, polarização e desconfiança”, definem seus coordenadores.

Os programas Google News Initiative e Facebook Journalism Project colaboram com financiamento. “Temos evidências que mostram que a aplicação de indicadores de qualidade do Trust Project ajuda no enfrentamento de conteúdo enganoso online”, destacou Todd Benson, responsável pela Comunicação do Google na América Latina.

Acesse aqui a íntegra do Manual de Credibilidade Jornalística do Projeto.

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Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book